Data de publicação: 03/10/2022
XVIII Colóquio CIE-UMa
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) vai organizar nos próximos dias 12 e 13 de dezembro o seu XVIII Colóquio, este ano subordinado ao tema “Lições da Pandemia”.
Em março de 2020, a generalidade das escolas viu-se perante o dilema de ter de fechar as portas e de, ao mesmo tempo, continuar a funcionar, mantendo-se os alunos e os professores confinados às suas casas. Esse dilema condicionou profundamente os anos letivos de 2019-2020 e 2020-2021.
Apesar de a ideia de ensino à distância não ser nova, a necessidade da sua generalização repentina, à escala dos sistemas educativos, apanhou todos de surpresa, de pouco valendo as experiências acumuladas ao longo de décadas, envolvendo meios como os correios, a rádio, a televisão e, mais recentemente, as plataformas digitais e os dispositivos móveis.
Igualmente pouca utilidade foi encontrada no enorme acervo de textos académicos, incluindo os que estavam publicados nas revistas científicas de maior fator de impacto, sobre os vários heterónimos da educação à distância, para ajudar os professores no seu novo papel de estar presente apenas virtualmente. E, boa parte das vezes, falhos das competências e dos meios técnicos indispensáveis.
Valeram-nos as aplicações de suporte de videoconferências online e, mesmo assim, de maneira desigual: além da questão das competências, os acessos à rede, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores, não era a mesma, incluindo a falta absoluta de sinal nalgumas residências e, em muitos casos, impossibilidade de as famílias custearem o preço dos equipamentos indispensáveis.
Para não falarmos da nova organização do trabalho docente, em que os professores se viram forçados a misturar as suas vidas profissionais com as suas vidas privadas, uma vez que foram obrigados a trabalhar nas próprias casas, onde estavam confinados com as suas famílias. Ou seja, houve lares em que cada um dos progenitores exercia a sua atividade profissional à distância e os seus filhos assistiam a aulas online ou requeriam simplesmente atenção, em espaços muitas vezes exíguos. Houve professores empurrados para situações de burnout. E acresce, a tudo isso, o facto de o estado ter descarregado para cima das famílias a responsabilidade pela maior parte dos custos de funcionamento da “nova” escola online.
Apesar de a escola habitual, isto é, a nossa velha conhecida escola fabril, ter regressado, está por fazer o ponto da situação pós-pandemia: o que é que todos aprendemos com o pesadelo que tivemos de enfrentar?
É neste sentido que, de olhos postos no campo científico educacional atual, que o CIE-UMa convida os investigadores e educadores a contribuir com os seus trabalhos e reflexões sobre a temática, devendo os interessados submeter os respetivos resumos até ao dia 18 de novembro de 2022.
As inscrições para o XVIII Colóquio CIE-UMa já estão abertas e podem ser efetuadas online através do formulário disponível na página http://cie.uma.pt/coloquio
Clique aqui para consultar o programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Data de publicação: 19/12/2025
Docente da Universidade da Madeira ministra palestra sobre a Engenharia versus a CidadaniaData de publicação: 16/12/2025
Apresentação do Projeto Atelier 77Data de publicação: 15/12/2025
CQM integra projeto europeu FOCUS-4R, classificado em 1º lugar no concurso ERA Talents do Horizonte EuropaData de publicação: 11/12/2025
Palestra: A Engenharia Física e Computacional na indústria de alta tecnologia - CANCELADOData de publicação: 11/12/2025
Conferência: Narrativas do Atlântico: A Baleação nos Açores através dos Olhos dos ViajantesData de publicação: 09/12/2025
Conferência: Madeira Twin Cohort – a rich source of information on the role of genetic and environmental factors in human physiqueData de publicação: 09/12/2025
4º Temas de Histopatologia em Debate na UMaData de publicação: 05/12/2025
Data de publicação: 23/07/2020
Dia Biológico da UEData de publicação: 23/09/0200
Mudámos a UMa!Data de publicação: 19/02/2019
Visita de estudo alunos do CTeSP em Construção CivilData de publicação: 18/04/2023
V Jornada - Insularidades | Experimentos. Travessias. ResiliênciaData de publicação: 07/12/2023
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira 2023/24 - 2ª Fase CNAData de publicação: 15/09/2023
Conferência: O Papel das Cidades Pequenas no Desenvolvimento Sustentável na Europa AtualData de publicação: 03/06/2024