Publication Date: 12/01/2023

Training Action: Physical Education beyond the obvious

A Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Educação Física e Desporto, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, vai promover nos dias 4 e 11 de fevereiro uma ação de formação intitulada “A Educação Física para além do óbvio”.

Esta ação, de natureza científico-pedagógica, vai decorrer na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus da Penteada, entre as 9h00 e as 18h00, e é organizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa. Enquadra-se na formação contínua de educadores e de professores, sendo validada pela DRE (para os grupos 160, 260 e 620) e com a duração de quinze horas.

Durante estes dois dias de trabalho, professores, alunos e agentes educativos/desportivos terão a oportunidade de discutir questões relacionadas com as potencialidades e limitações da Educação Física, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico personalizado.

A formação está organizada em oito conferências e seis módulos, que serão dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados.

De acordo com o programa, para o primeiro dia estão agendadas as conferências de Francisco Carreira da Costa (Universidade Lusófona) “Literacia Física-História, Bases Filosóficas e Pedagógicas” e de Luís Carvalhinho (Instituto Politécnico de Setúbal) “Desporto da Natureza: Desafios para uma Intervenção de Sucesso”. À tarde, discute-se “Os Desafios da Educação: A Promoção do Sucesso numa Escola Plural” e “O Potencial da Orientação- Propostas Teórico-Práticas para o seu desenvolvimento nas Escolas”, títulos das intervenções de António Pires (Escola Secundária Francisco Franco) e de António Pereira (UMa), respetivamente.                            
A par das conferências, haverá também espaço para a dinamização de três módulos “A Educação Física para além dos muros da Escola: potencialidades e constrangimentos”, por Leonor Abreu e Soraia Rodrigues (Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva); “A Educação Física e as Atividades de Complemento Curricular - Potencialidades e Desafios”, por Mário Ferreira (Escola Secundária de Francisco Franco); e  a “Utilização das Novas Tecnologias na Abordagem de Orientação na Escola”, por César Bento e Luís Faria (Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco).

A manhã do dia 11 de fevereiro será dedicada às temáticas “Partilhamos o Óbvio da Educação? Física” e “A pedra-de-toque da relação pais-filhos, com intervenções a cargo de Nuno Ferro (Sociedade Portuguesa de Educação Física) e de Alda Portugal (UMa)”. Helder Lopes (UMa) e Patrícia Jorge (AESR) são os conferencistas que, à tarde, vão falar da “Inovação Pedagógica e Apoio Laboratorial na Educação Física” e “A importância da Flexibilidade/ Mobilidade no desenvolvimento de Crianças e Jovens”, respetivamente. Neste segundo dia, destaque também para os módulos “A Arbitragem como Instrumento de Formação dos Alunos nas Aulas de Educação Física”, por Henrique Caldeira e Pedro Luz (Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro); “Alunos Dispensados da Aula de Educação Física: que alternativas?”, por Francisco Gouveia e Wilson Nóbrega (Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva); e “Trabalho de Flexibilidade e Força na Educação Física - Operacionalização e Otimização” por Francisco Correia e Pedro Pontes (Escola Secundária Jaime Moniz).

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória até 2 de fevereiro, através do seguinte link https://tinyurl.com/3ywhjk43.

Clique aqui para aceder/fazer o download do programa (em formato pdf).