
Publication Date: 04/12/2024
Conference: Independent curatorship: how to (slightly) escape precariousness
Esta iniciativa irá realizar-se no Anfiteatro 1 (Campus da Penteada), entre as 16h00 e as 17h30, e será proferida por Adonay Bermúdez (Comissário).
A conferência oferece uma leitura do papel dos curadores hoje em dia e uma análise das suas relações diretas com o público, os artistas e as instituições. Além disso, são apresentadas as diferentes formas de abordar os projectos nas esferas pública e privada e as ferramentas para lidar com os diferentes modelos de financiamento (e a sua validade ou não no sistema artístico atual): financiamento direto, financiamento indireto, autofinanciamento, projectos realizados gratuitamente e intercâmbios. Mostra também como realizar e exigir boas práticas, como abordar um projeto em todas as suas etapas (pesquisa preliminar, preparação e apresentação da proposta, contrato, escolha de artistas, plano ou textos) e como analisar o feedback de uma exposição.
A conferência é aberta ao público geral sendo de particular interesse para Estudantes de Artes Visuais do Ensino Superior e Secundário, Artes e Humanidades, História da Arte, docentes, artistas, músicos, agentes culturais, críticos, comissários.
SOBRE ADONAY BERMÚDEZ
Adonay Bermúdez (Lanzarote, Espanha, 1985). Foi curador de exposições para o Museo Nacional de Costa Rica, CAAM (Espanha), DA2 de Salamanca (Espanha), Artpace San Antonio (Texas, EUA), MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Portugal), Museo de Arte Moderno Chiloé (Chile), Centre del Carme (Espanha), Centro de Cultura Digital (México), TEA Tenerife Espacio de las Artes (Espanha) ou Centro de Arte Contemporáneo de Quito (Equador), entre outros. Foi diretor do Festival Internacional de Videoarte “Entre islas” (2014-2017), curador convidado do PlanoLisboa 2016 (Portugal), curador em 2018 do Mês de Arte Contemporânea em San Antonio (EUA), curador do INJUVE 2022 (Governo de Espanha) e diretor artístico da XI Bienal de Arte de Lanzarote (Espanha). Publicou três livros e artigos para diferentes meios de comunicação, sendo atualmente crítico de arte do ABC Cultural. Leccionou no MACRO Museo d'Arte Contemporanea di Roma (Itália), na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), na E.N.P.E.G. La Esmeralda (México) ou na Universidad de La Laguna (Espanha) e recebeu várias bolsas de investigação no México, Equador, Colômbia, EUA ou Espanha.
www.adonaybermudez.com
Publication Date: 14/02/2025
Draft Regulation on Micro-credentialsPublication Date: 13/02/2025
Conference: Sculptures, Public Art and Intellectual Property: ‘The Dream of Continents’ and ‘White Bridge’Publication Date: 12/02/2025
Conference: Heroism and nostalgia in Luís Vaz de CamõesPublication Date: 11/02/2025
Winter School: Digital Media for Island Tourism. The case of Madeira and its heritagePublication Date: 10/02/2025
Applied Science and Development in Football: From Elite Performance to Health and InclusionPublication Date: 10/02/2025
Go to the Theatre and see the play "Abaixo o Walt Disney"Publication Date: 10/02/2025
Art and Artificial Intelligence Seminar: Limits, Conflicts and RightsPublication Date: 07/02/2025
Publication Date: 14/02/2025
Advances in Sport Psychology - XXIV Conference of the Portuguese Society of Sports PsychologyPublication Date: 20/06/2023
Application to Special Competitions for Access and Admission to Undergraduate Studies 2024/2025Publication Date: 19/07/2024
1st International Congress Multidisciplinary Perspectives on Gender and InclusionPublication Date: 07/11/2024
Novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais na Universidade da MadeiraPublication Date: 22/04/2020
Contos Populares e Lendas da Madeira e Porto SantoPublication Date: 11/12/2020
E-book Dancing Bodies IIIPublication Date: 08/01/2024
Inauguration Ceremony of the Rector of the University of MadeiraPublication Date: 12/04/2021