Publication Date: 08/10/2020

Pré-Festival. Cinanima-Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho 20 - Fotos já disponíveis

A Universidade da Madeira (UMa) vai associar-se, pelo terceiro ano consecutivo, ao CINANIMA 20 - Festival Internacional de Cinema de Animação, apresentando três programas do Pré-Festival 2020.

Durante dois dias, 22 e 23 de outubro, o Edifício da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas, vai transformar-se numa sala de cinema com entrada gratuita e aberta a toda a população, sendo de particular interesse para os estudantes em Artes Visuais, artistas, animadores, diretores, produtores, comissários e gestores culturais.

O Programa do Pré-festival arranca às 09h, do dia 22 de outubro, com a projeção dos filmes premiados na edição de 2019 do CINANIMA e do melhor da animação pela Academia de Artes da Estónia. No dia 23 de outubro, também às 09h, terá lugar o Animation Workshop, da University College (Herning, Dinamarca), dedicado à animação danesa.

O Pré-Festival esta integrado no programa O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES 2020 e insere-se no âmbito das unidades curriculares de Vídeo, Laboratório em Artes Visuais IV, Projeto em Artes Visuais, Laboratório em Artes Visuais IV e Laboratório Digital, da Licenciatura em Artes Visuais da UMa.
O CINAMINA VAI ÀS UNIVERSIDADES teve início em 2013, na Universidade do Porto, à qual se juntaram as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Aveiro e de Coimbra (2016), as Universidades da Beira Interior e do Algarve (2017), a Escola das Artes da Universidade Católica e a Universidade da Madeira (2018), e as Universidades do Minho e dos Açores (2019).

Na edição de 2020, O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES vai percorrer dez instituições de ensino superior portuguesas, de 12 a 30 de outubro, apresentando aproximadamente 60 filmes de animação de autor. Esta iniciativa serve de antevisão ao 44º Festival Internacional de Cinema de Animação, que irá decorrer em Espinho, de 9 a 15 de novembro.

Galeria de Imagens