
Publication Date: 27/04/2022
UMa joins European project for the digitalisation of the Building sector
A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que tem como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.
Este projeto ID4Ex está em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.
O projeto envolve parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação está a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara.
Pela UMa integram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
O setor da construção enfrenta grandes desafios, nomeadamente a atual emergência sanitária que obriga a repensar os locais e os espaços, quer da cadeia de abastecimento quer da cadeia de valor, desde a formação à vida profissional, desde o projeto à obra, sem esquecer a utilização e a manutenção.
A digitalização do setor representa uma oportunidade para enfrentar os referidos desafios com maior eficácia e eficiência, mas para isso há que melhorar a excelência e a especialização das competências digitais dos profissionais do setor.
Neste sentido, uma abordagem de design imersivo para a inovação do projeto pode levar a produtos e serviços inclusivos, possibilitando envolver todas as partes interessadas no processo.
O projeto pretende apoiar a atualização de aptidões e competências através de uma abordagem inclusiva à intervenção no património edificado, fazendo uso de novas tecnologias e a combinação de Key Enabling Technologies (KETs), Realidade Virtual (RV), Immersive Interactive Experience (IIE) e modelação 3D avançada.
Este projeto envolve, entre outros: i) uma pesquisa comparativa sobre aplicações de tecnologias de RV para a reabilitação e valorização do património construído, ii) módulos de formação para especialistas em design imersivo na construção, iii) kit de ferramentas de formação digital para especialistas em design imersivo na construção, sendo dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.
Publication Date: 10/10/2025
World Sight Day - Recommendations for taking care of your eyesight - Espaço Saúde +Publication Date: 09/10/2025
Vindima de conhecimento no projeto isUP-AgrOPublication Date: 09/10/2025
CQM joins INL in European platform for the development of new semiconductorsPublication Date: 08/10/2025
MAM. Mostra de animações de estudantes da UMaPublication Date: 08/10/2025
Research conducted at CQM wins award at conference in SpainPublication Date: 06/10/2025
Open LecturesPublication Date: 06/10/2025
Projeto europeu GENESIS: Assembleia de Cidadãos e GENESIS General AssemblyPublication Date: 06/10/2025
Publication Date: 20/10/2023
Workshop: Playing with Language - Mexican Loteria and Intergenerational DialoguesPublication Date: 12/03/2025
Cinema & Território. International journal of art and anthropology of images - Call for papersPublication Date: 18/02/2025
Art and Artificial Intelligence Seminar: Limits, Conflicts and RightsPublication Date: 07/02/2025
Seven UMa researchers in the top 2% of the world’s most citedPublication Date: 24/09/2024
UMa joins European project to improve pollinator reference collections in PortugalPublication Date: 15/04/2024
Semifinal of the Junior Chemistry Olympiad 2025Publication Date: 03/04/2025
Access to Higher Education 2024Publication Date: 26/06/2024