
Data de publicação: 27/04/2022
UMa integra projeto europeu para a digitalização do setor da construção
A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que tem como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.
Este projeto ID4Ex está em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.
O projeto envolve parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação está a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara.
Pela UMa integram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
O setor da construção enfrenta grandes desafios, nomeadamente a atual emergência sanitária que obriga a repensar os locais e os espaços, quer da cadeia de abastecimento quer da cadeia de valor, desde a formação à vida profissional, desde o projeto à obra, sem esquecer a utilização e a manutenção.
A digitalização do setor representa uma oportunidade para enfrentar os referidos desafios com maior eficácia e eficiência, mas para isso há que melhorar a excelência e a especialização das competências digitais dos profissionais do setor.
Neste sentido, uma abordagem de design imersivo para a inovação do projeto pode levar a produtos e serviços inclusivos, possibilitando envolver todas as partes interessadas no processo.
O projeto pretende apoiar a atualização de aptidões e competências através de uma abordagem inclusiva à intervenção no património edificado, fazendo uso de novas tecnologias e a combinação de Key Enabling Technologies (KETs), Realidade Virtual (RV), Immersive Interactive Experience (IIE) e modelação 3D avançada.
Este projeto envolve, entre outros: i) uma pesquisa comparativa sobre aplicações de tecnologias de RV para a reabilitação e valorização do património construído, ii) módulos de formação para especialistas em design imersivo na construção, iii) kit de ferramentas de formação digital para especialistas em design imersivo na construção, sendo dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.
Data de publicação: 13/08/2025
Dia Internacional da Juventude - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/08/2025
Colóquio: Educação pela Arte – Políticas, Práticas e DesafiosData de publicação: 11/08/2025
Candidatura a Concursos especiais para acesso e ingresso nas Licenciaturas 2025/2026Data de publicação: 08/08/2025
Candidatura a Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso 2025/2026Data de publicação: 08/08/2025
Cerimónia de comemoração oficial do 40º Aniversário da ESS-UMaData de publicação: 06/08/2025
Candidaturas aos Mestrados 2025/2026 - Fase agostoData de publicação: 06/08/2025
Ciclo de conferências “Comparativamente”: Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionaisData de publicação: 05/08/2025
Data de publicação: 16/04/2025
Juntos em rumo ao novo semestre (caminhada, convívio e contemplação do Pôr-do-sol na Praia da Calheta)Data de publicação: 20/01/2025
I Jornadas de Estudos e Intervenções com a Família: Da compreensão à IntervençãoData de publicação: 11/01/2024
Seminário Internacional Desporto e Ciência 2025Data de publicação: 31/03/2025
Winter School: Digital Media for Island Tourism. The case of Madeira and its heritageData de publicação: 10/02/2025
Seminário: Património Cultural Imaterial: memória, tradição e saber-fazerData de publicação: 16/04/2024
Workshop on Operator Theory, Complex Analysis, and Applications 2024 and Young Researchers in Functional Analysis and Mathematical Physics'24Data de publicação: 19/07/2024
Smart Irrigation Technologies - 2.ª ação de formação no âmbito do Projeto Europeu isUP-AgrOData de publicação: 24/01/2025