
Data de publicação: 27/04/2022
UMa integra projeto europeu para a digitalização do setor da construção
A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que tem como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.
Este projeto ID4Ex está em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.
O projeto envolve parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação está a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara.
Pela UMa integram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
O setor da construção enfrenta grandes desafios, nomeadamente a atual emergência sanitária que obriga a repensar os locais e os espaços, quer da cadeia de abastecimento quer da cadeia de valor, desde a formação à vida profissional, desde o projeto à obra, sem esquecer a utilização e a manutenção.
A digitalização do setor representa uma oportunidade para enfrentar os referidos desafios com maior eficácia e eficiência, mas para isso há que melhorar a excelência e a especialização das competências digitais dos profissionais do setor.
Neste sentido, uma abordagem de design imersivo para a inovação do projeto pode levar a produtos e serviços inclusivos, possibilitando envolver todas as partes interessadas no processo.
O projeto pretende apoiar a atualização de aptidões e competências através de uma abordagem inclusiva à intervenção no património edificado, fazendo uso de novas tecnologias e a combinação de Key Enabling Technologies (KETs), Realidade Virtual (RV), Immersive Interactive Experience (IIE) e modelação 3D avançada.
Este projeto envolve, entre outros: i) uma pesquisa comparativa sobre aplicações de tecnologias de RV para a reabilitação e valorização do património construído, ii) módulos de formação para especialistas em design imersivo na construção, iii) kit de ferramentas de formação digital para especialistas em design imersivo na construção, sendo dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.
Data de publicação: 10/10/2025
Dia Mundial da Visão - Recomendações para cuidar da visão - Espaço Saúde +Data de publicação: 09/10/2025
Vindima de conhecimento no projeto isUP-AgrOData de publicação: 09/10/2025
CQM junta-se ao INL em plataforma europeia para o desenvolvimento de novos chips semicondutoresData de publicação: 08/10/2025
MAM. Mostra de animações de estudantes e ex-estudantes da UMaData de publicação: 08/10/2025
Investigação realizada no CQM premiada em conferência em EspanhaData de publicação: 06/10/2025
Open Lectures: Inventing America, Game of Crowns, Queens across bordersData de publicação: 06/10/2025
Projeto europeu GENESIS: Assembleia de Cidadãos e GENESIS General AssemblyData de publicação: 06/10/2025
Data de publicação: 20/10/2023
Workshop: Playing with Language - Mexican Loteria and Intergenerational DialoguesData de publicação: 12/03/2025
Cinema & Território. Revista internacional de arte e antropologia das imagens - Chamada de ArtigosData de publicação: 18/02/2025
Seminário de Arte e Inteligência Artificial: Limites, Conflitos e DireitosData de publicação: 07/02/2025
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
UMa integra projeto europeu para melhorar as coleções de referência de polinizadores em PortugalData de publicação: 15/04/2024
Semifinal das Olimpíadas de Química JúniorData de publicação: 03/04/2025
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024