
Publication Date: 04/05/2023
University of Madeira starts evaluation of Environmental Literacy in Portuguese higher education
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Publication Date: 13/05/2025
Seminar: Take Care of Your Ears and Listen to HappinessPublication Date: 13/05/2025
Unwritten Conversations: Stories in the making with ...Publication Date: 13/05/2025
Conference: A New Science is Born – Early Childhood NeuropedagogyPublication Date: 12/05/2025
Workshops: Loss, Grief, BibliotherapyPublication Date: 09/05/2025
Open Lectures: Aulas Abertas: Political Language and How to Analyze It/ AI and Conspiracy Theories / Some Observations on Specifics of NumeralsPublication Date: 09/05/2025
Group dynamics on hand hygiene technique - World Hand Hygiene DayPublication Date: 07/05/2025
Conference: Image: Illusion and FearPublication Date: 07/05/2025
Publication Date: 12/04/2021
PSE Meeting 2025Publication Date: 03/02/2025
Project coordinated by UMa receives funding of one million eurosPublication Date: 04/03/2024
Undergraduate Degrees 2022/ 2023 - National Competition for Access and Admission to Higher Education - 3rd PhasePublication Date: 19/07/2022
International Conference European Project SoMovED (Multiplier Event)Publication Date: 23/05/2023
Enrolment for Students placed in the 3rd Call of the National Competition for access to Higher EducationPublication Date: 29/10/2021
Madeira Epidemic Modellers Encounter 2024Publication Date: 22/08/2024
Decoration of Community Christmas Tree 2024Publication Date: 29/11/2024