Disciplina: Comportamento Organizacional

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva genérica sobre o funcionamento das organizações, baseada numa abordagem sistémica dos fenómenos socio organizacionais.
2  - O estudante deverá saber identificar e compreender os diferentes processos que coexistem nas organizações, nomeadamente, os processos individuais, os processos grupais (ou sociais) e os processos organizacionais e de gestão.
3  - O estudante deverá ser capaz de contribuir -através da sua ação- para o aumento da eficiência das pessoas, com base no conhecimento e nas competências que adquirir sobre os vários processos que coexistem nas organizações.
ACR:784 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-02-19 06:50:32

Conteúdos / Programa:

1  - Introdução ao Comportamento Organizacional e aos sistemas socioeconómicos contemporâneos
2  - Processos individuais (perceção, personalidade, atitudes, emoções, motivação e satisfação laboral)
3  - Processos grupais (grupos, dinâmica de grupos, papéis, normas, status, estresse, conflito e negociação)
4  - Processos organizacionais e de gestão (processo de tomada de decisão individual e em grupo, poder, política organizacional, comunicação, cultura, liderança, mudança organizacional, inovação e tecnologia)
ACR:784 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-02-19 06:50:32

Bibliografia / Fontes de Informação:

REGO, A., CUNHA, R., CABRAL-CARDOSO, C. e CUNHA, M. , 2003 , Comportamento organizacional e Gestão. Casos Portugueses e Exercícios , RH Editora

ACR:784 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-02-19 06:50:32

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A UC é composta por um conjunto d aulas teóricas (AT) e d aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da UC é exposta e discutida pelo prof (c a participação ativa dos alunos), nas segundas (ATP) são discutidos casos/situações e resolvidos exerc relacionados com os processos comport (individuais, grupais e de gestão). A componente TP visa proporcionar aos alunos um ambiente d reflexão e d contacto c processos comport concretos. Avaliação: a época normal é feita num sistema de av. periódica, com a realiz de freq individuais e de trab em grupo. Os trab em grupo deverão ser originais e subm obrigat. ao controlo de plágio da UMa. Na época complem é possível recuperar apenas a nota d 1 freq individual da época normal. A componente de trab em grupo não é recuperável na época complem. Os momentos de av da época normal e complem estão sujeitos ao critério d nota mínima (8 val). Na época especial o resultado da av. é igual ao resultado do exame da época especial.
ACR:784 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-02-19 06:50:32

Regente da Disciplina:

Ricardo Fabrício Rodrigues