Disciplina: Educação e Cidadania
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Compreender o conceito de cidadania.
- Consciencializar para as dimensões da cidadania do século XXI.
- Reconhecer o papel da política educativa na educação para a cidadania, na formação cívica e na formação pessoal e social.
- Perspetivar a Educação na Cidadania de uma forma crítica, na sua relação com a ideologia, a cultura e o poder.
- Desenvolver atitudes de reflexão e análise críticas face à relação Educação e Cidadania.
- Compreender as questões éticas relacionadas com a cidadania numa sociedade plural.
- Contribuir para o desenvolvimento de uma perceção crítica da exclusão social das minorias e desfavorecidos, promovendo o desenvolvimento da consciência da necessidade de erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.
Conteúdos / Programa:
1. Educação e Cidadania: possíveis enquadramentos de uma perspetiva histórica e normativa.
2. Cidadania: um conceito multidisciplinar.
3. Construção da cidadania.
4. Educação para a cidadania europeia.
5. A Educação para a Cidadania em Portugal.
6. A Escola e a Cidadania: o conceito de cidadania na prática pedagógica.
7. A educação para a cidadania em contextos educativos não formais.
8. A Educação para a Cidadania (ou na Cidadania) na era da globalização.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Villar, M. (2007). A cidade educadora. Nova perspectiva de organização e intervenção municipal (2.ª Ed.). Lisboa: Instituto Piaget.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação da aprendizagem dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas, o que equivale a 45 horas do total de 60 horas da carga horária da UC.
Para além da assiduidade e pontualidade são elementos de avaliação:
1. Realização de um trabalho de grupo sobre a educação para a cidadania, tendo como ponto de partida uma temática relacionada com a Cidadania do Século XXI (40% da nota final - 30% produto escrito / 10% apresentação oral que deverá estar em anexo ao trabalho, esta não poderá ultrapassar os 15 minutos). Do trabalho de grupo deverá resultar a redação de um trabalho escrito (máximo 10 páginas). Este deverá ser fundamentado e complementado com revisão de literatura, com um discurso claro e crítico no qual estejam apresentados os principais traços da temática analisada. A formatação deverá estar de acordo com as Normas APA (6.ª ou 7.ª Edição).
2. Participação ativa nas aulas (25% da nota final). (Intervenção e participação oral construtiva; participação na elaboração do glossário da UC).
2. Frequência. (35% da nota final). (Com a avaliação dos conteúdos programáticos, lecionados até à data da frequência).
3. Para mais esclarecimentos sobre o Regime de Avaliação, o aluno deverá consultar o Regulamento de Avaliação da UMa, em particular o disposto no Anexo I Modelo de Avaliação A.