Disciplina: Educação e Cidadania

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o conceito de cidadania.
2 - Consciencializar para as dimensões da cidadania do século XXI.
3 - Reconhecer o papel da política educativa na educação para a cidadania, na formação cívica e na formação pessoal e social.
4 - Perspetivar a Educação na Cidadania de uma forma crítica, na sua relação com a ideologia, a cultura e o poder.
5 - Desenvolver atitudes de reflexão e análise críticas face à relação educação e cidadania. Compreender as questões éticas relacionadas com a cidadania numa sociedade plural.
6 - Contribuir para o desenvolvimento de uma perceção crítica da exclusão social das minorias e desfavorecidos, promovendo o desenvolvimento da consciência da necessidade de erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.

Conteúdos / Programa:

1 - Educação e Cidadania: possíveis enquadramentos de uma perspetiva histórica e normativa.
2 - Cidadania: um conceito multidisciplinar.
3 - Construção da cidadania:
3.1 - Direitos humanos;
3.2 - Direitos Civis, Políticos, Económicos, Sociais e de Solidariedade;
3.3 - Cidadania e Democracia:
3.3.1 - Valores democráticos, incluindo a defesa dos Direitos Humanos, dos direitos das minorias e da luta contra as discriminações;
3.4. - Cidadania e liderança;
3.5. - Cidadania e civismo.
4 - Educação para a cidadania europeia.
5. - A Educação para a Cidadania em Portugal.
6 - A Escola e a Cidadania: o conceito de cidadania na prática pedagógica.
7 - A educação para a cidadania em contextos educativos não formais.
8. - A Educação para a Cidadania (ou na Cidadania) na era da globalização:
8.1. - Ética e consciência global;
8.2. - Individualismo, Identidade social e diversidade cultural.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Carvalho, C.; Sousa, F. & Pintassilgo, J. , 2005 , A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar , Porto: Porto Editora.
Fraga, N. S. , 2011 , Educação e Epistemologías. O Contributo do Orçamento Participativo na (des) Construção do Conhecimen ,
Ministério da Educação , 2008 , Fórum Educação para a Cidadania , Direção Regional de Educação do Algarve:
PERRENOUD, P. , 2005 , Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia , trad. Fátima Murad
Sanches, M.; Veiga, F.; Sousa, F. & Pintassilgo, J. , 2007 , Cidadania e Liderança Escolar , Porto: Porto Editora
Vasconcelos, T. , 2007 , A Importância da Educação na Construção da Cidadania , Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti:h
United For Human Rights , 2012 , Fazer dos Direitos Humanos uma realidade - manual do professor , Unidos pelos Direitos Humanos
Ribeiro N., Neves T. & Menezes I. , 2014 , EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA EM PORTUGAL: contributos para analisar a sua evolução no currículo escolar , Valdinei Marcolla

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição e da clarificação de conceitos pelo professor, haverá recurso a leitura e análise individual de textos, para reflexão conjunta em trabalho de pares ou de grupo. Recorrer-se-á ainda ao visionamento de vídeos e documentários e promover-se-ão debates difundindo metodologias ativas e participativas. A avaliação de conhecimentos será periódica e centrar-se-á na realização de um trabalho de grupo que incidirá sobre a educação para a cidadania, tendo como ponto de partida um conjunto de artigos selecionados pelo docente da UC e complementados com a revisão de literatura pertinente ao estudo. (50% da nota final - 40% produto escrito / 10% apresentação). Do trabalho de grupo deverá resultar a redação de um artigo de sete páginas onde deverá ficar expresso, num discurso claro e crítico, os principais traços da temática analisada. O outro elemento de avaliação será uma frequência que abordará os conteúdos programáticos, lecionados (50% da nota final).