Disciplina: Sociologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Abordar as principais correntes e respectivos teóricos na área da sociologia da educação.
2 - Facultar aos alunos um suporte conceptual de referência, ao nível da sociologia da educação, susceptível de possibilitar a análise, compreensão e resolução dos fenómenos desencadeados nos contextos educativos.
3 - Permitir uma reflexão centrada na diversidade das instituições, contextos e actores ao nível educativo.

Conteúdos / Programa:

1 - Módulo 1. A Sociologia e os processos de Socialização 1.1.Sociologia: conceito, evolução e métodos. 1.2. Perspetivas teóricas: 1.2.1. Funcionalismo 1.2.2. Conflito 1.2.3. Interaccionismo 1.3. A socialização e as suas dimensões 1.3.1. Agentes de socialização 1.4. A família como instituição social 1.4.1. O papel da família na socialização e na educação 1.5. As culturas juvenis e os grupos de colegas 1.6. Processos sociais na sala de aulas
2 - Módulo 2. Interação social e estrutura social 1. Elementos da estrutura social 2. Classes e estratificação 2.1. Estratos por classe social 2.2. Teorias da mobilidade social 2.3. Demografia
3 - Módulo 3. Sociologia da educação: das perspectivas aos teóricos 1. Funcionalismo: Émile Durkheim, Talcott Parsons, Robert Merton. 2. Conflito: Karl Marx, Christian Baudelot ,Roger Establet,Samuel Bowles, Herbert Gintis, Henry Giroux, Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron. 3. Acção/Interacionismo: Raymond Boudon, George Herbert Mead, Erving Goffman, Max Weber, Randall Collins
4 - Módulo 4. Desigualdades no contexto escolar. 1. A impotência da escola perante as desigualdades. 1.1. Relatório Coleman; análise crítica 1.2. O estudo de Christopher Jenks. 1.3. O estudo de Michael Rutter. 2. Interpretações sociológicas das desigualdades escolares 2.1.Enquadramento social do aluno. 2.2.Estrutura e organização escolar. 2.3.O género.
5 - Módulo 5. As funções sociais da educação 1. A função política 2. A função económica 3. A função de selecção social 4. Transmissão da cultura da sociedade 5. Função de Formação

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Formosinho , 1998 , A Construção Social da Educação Escolar , ASA
A. Mendonça , 2009 , O Insucesso Escolar: Políticas Educativas e Práticas Sociais , Pedago
C. Pinto , 2000 , Sociologia da Escola , McGrawHill
S. Grácio & S. Stoer , 1982 , Sociologia da Educação II - Antologia. A Construção Social das Práticas Educativas , Livros Horizonte

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As frequências têm como objetivo aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Assim, o aluno pode, ao longo do semestre, avaliar o seu desempenho e mudar estratégias se necessário. Ainda, permitem estimular o estudo continuado. As avaliações orais têm, em 1º lugar, o objetivo de desenvolver competências de comunicação oral e, em 2º, permitir aferir conhecimentos sobre os conteúdos leccionados, demonstrando conhecimentos e desenvolvimento de espírito crítico perante os temas abordados. Os trabalhos são avaliados por relatório, apresentação ou por discussão. Permitem desenvolver competências de projeto, escrita, de apresentação de resultados, desenvolver competências de comunicação oral e trabalho em equipa. A avaliação (contínua) incidirá sobre dois momentos: 1- Realização de uma prova de frequência 2- Apresentação oral de um trabalho de grupo (tema a definir pela docente). Peso de cada momento de avaliação para a atribuição da nota final: Frequência: 50% Trabalho de grupo: 50%