Disciplina: TIC e Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer a premência e a importância da incorporação das TIC na escola e o papel que a sua exploração pode desempenhar na inovação em educação;
2 - Avaliar o potencial do software para a criação do(s) contexto(s) da aprendizagem;
3 - Utilizar ferramentas informáticas de forma inovadora (como suporte da criação de contextos de aprendizagem "novos");
4 - Aprofundar a importância do construtivismo/construcionismo como fundamento de um projeto de intervenção pedagógica;
5 - Aprofundar o papel do meio social e da interação na aquisição, construção e partilha do conhecimento;
6 - Conceber as turmas como comunidades de aprendizagem em que os aprendizes são os protagonistas;
7 - Conceber a função do professor como organizador dos contextos da aprendizagem, dinamizador da atividade e agente metacognitivo e como elemento de transformação das rotinas escolares tradicionais;
8 - Utilizar a Internet como meio privilegiado de recolha e partilha de informação, incluindo software "educativo".

Conteúdos / Programa:

1 - O paradigma fabril: caraterização e causas do seu ?envelhecimento?;
2 - Inovação: buscando um novo paradigma para a escola;
3 - Elementos que podem suportar a construção de um novo paradigma;
4 - A incorporação de tecnologia como fator de inovação;
5 - A eficácia da tecnologia na educação: um olhar sobre a investigação;
6 - As diferentes maneiras de imaginar a utilização os computadores na educação: do ensino-assistido-porcomputador à aprendizagem colaborativa;
7 - A linguagem Logo;
8 - O Logo no início da escolaridade e a sua relação com a educação psicomotora;
9 - O software como elemento do contexto da aprendizagem;
10 - Pressupostos da avaliação de software (educativo);
11 - O potencial de exploração educativa do software;
12 - Tarefas de índole prática:
13 - Utilizar motores de busca;
14 - Carregar, descompactar, instalar e explorar software;
15 - Avaliar software;
16 - Programar;
17 - Elaborar artefatos multimédia;
18 - Utilizar os recursos de correio eletrónico disponíveis.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fino, C. N. , 2008 , Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação) , Grafimadeira
Fino, C. N. e Sousa, J. , As TIC redesenhando as fronteiras do currículo in Revista Educação & Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.
Jonassen, D. , 2007 , Computadores, Ferramentas Cognitivas , Porto: Porto Editora
Kuhn, T. S. , 1996 , The Structure of Scientific Revolutions , Chicago: University of Chicago Press
Lave, J. e Wenger, E. , 1991 , Situated learning: Legitimate peripheral participation , Cambridge USA: Cambridge University Press
Papert S. , 1997 , A família em rede , Lisboa: Relógio d?Água, Editores
Vigotski L. S. , 1999 , A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores , S. Paulo: Martins Fontes.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Reconceptualização de contributos destacando-se o esclarecimento pormenorizado do contributo de alguns autores (Vygotsky, por exemplo); A incorporação de tecnologia como elemento central da discussão, sendo necessário rever todas as implicações dessa incorporação, incluindo as falsas expectativas, alguns becos sem saída e os caminhos que há que desbravar para que a tecnologia possa ser um utensílio de inovação pedagógica. Espera-se dos formandos autonomia e participação no preenchimento do complexo puzzle teórico da disciplina. Recorrer-se-á com frequência às TIC como suporte. A avaliação, que terá em conta a assiduidade e a participação dos estudantes (10%), será de natureza contínua, incluindo informação pontual recolhida sobre o desempenho nas seguintes atividades: Trabalho de grupo (30%); apresentação oral do trabalho de grupo (10%) e frequência (50%). A avaliação dos alunos pressupõe, ainda, uma frequência de 75% das aulas lecionadas.