Disciplina: TIC e Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes; Reconheçam a premência e a importância da incorporação das TIC na escola e o papel que a sua exploração pode desempenhar na inovação em educação; Avaliem o potencial do software para a criação do(s) contexto(s) da aprendizagem; Utilizem ferramentas informáticas de forma inovadora (como suporte da criação de contextos de aprendizagem ?novos?); Aprofundem a importância do construtivismo/construcionismo como fundamento de um projeto de intervenção pedagógica; Aprofundem o papel do meio social e da interação na aquisição, construção e partilha do conhecimento; Concebam as turmas como comunidades de aprendizagem em que os aprendizes são os protagonistas; Concebam a função do professor como organizador dos contextos da aprendizagem, dinamizador da atividade e agente metacognitivo e como elemento de transformação das rotinas escolares tradicionais; Utilizem a Internet como meio privilegiado de recolha e partilha de informação, incluindo software ?educativo?.

Conteúdos / Programa:

1 - O paradigma fabril: caraterização e causas do seu ?envelhecimento;

2 - Inovação: buscando um novo paradigma para a escola; Elementos que podem suportar a construção de um novo paradigma; A incorporação de tecnologia como fator de inovação; A eficácia da tecnologia na educação: um olhar sobre a investigação;

3 - As diferentes maneiras de imaginar a utilização os computadores na educação: do ensino-assistido-por computador à aprendizagem colaborativa; A linguagem Logo; O Logo no início da escolaridade e a sua relação com a educação psicomotora;

4 - O software como elemento do contexto da aprendizagem; Pressupostos da avaliação de software (educativo);

5 - O potencial da exploração educativa do software; Tarefas de índole prática: Utilizar motores de busca; Carregar, descompactar, instalar e explorar software; Avaliar software; Programar; Elaborar artefatos multimédia; Utilizar os recursos de correio eletrónico disponíveis.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bibliografia principal:

Brazão, P. (2015). A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem. In F. Fraga & A. Kot-Kotecki (Org.). A Escola Restante (pp.209-222). Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-95857-6-8).

Fino, C. N. (2008). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Alice Mendonça e António V. Bento (Org). Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp 277-287.

Fino, C. N. e Sousa, J. (2005). As TIC redesenhando as fronteiras do currículo in Revista Educação & Cultura Contemporânea, 3(2), 53-66 1º Semestre 2005. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.

Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto: Porto Editora

Kuhn, T. S. (2004). La estrutura de las revoluciones científicas. FCE Argentina

Lave, J. e Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge USA: Cambridge University Press.

Papert S. (1997). A família em rede. Lisboa: Relógio d?Água, Editores.

Vigotski L. S. (1999). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. S. Paulo: Martins Fontes.

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

Atividades nucleares e os produtos culturais

 

a)     Construção de weblogs e podcasts sobre a temática TIC e Educação por estudantes, em grupos de dois.

 

b)    Conversas sobre TIC e Educação, na era da cultura digital.

 

A partir de 18 de março de 2020, às segundas, das 10:00 às 11:00, na sala 15A (piso 0) os estudantes das Ciências da Educação dinamizarão conversas sobre TIC e Educação, na era da cultura digital.

 

c)     Registo da atividade em podcast em https://soundcloud.com/descontinuidades.

 

A avaliação é de natureza contínua e pressupõe a frequência de 75% das aulas lecionadas. Incide  sobre o desempenho dos estudantes  nas seguintes atividades:

1-     Assiduidade e a participação dos estudantes: Ponderação de 30% da avaliação

2-     Trabalho de pares ? Elaboração de  weblogs ou podcasts, com postagem quinzenal, sobre a temática TIC e Educação, contendo reflexão e sistematização dos conteúdos desta UC. Ponderação de 50% da avaliação.

3-     Apresentação oral individualizada do artefacto TIC (weblog). Ponderação de 20% da avaliação. Data de apresentação final:  27/5/2020

 

Critérios de avaliação dos weblogs e dos podcasts :

  • A ? Identidade - O aspeto identitário refere-se à relação de pertença da iniciativa dos praticantes ou seja de todos os elementos englobados no reconhecimento de pertença ao grupo (6 valores)
  • B ? Criticidade - O aspeto crítico refere-se à iniciativa da ação para além da conformidade do paradigma existente. Desta feita, a consideração de uma perspetiva disruptiva, faz quebrar as relações entre os elementos do paradigma vigente para dar lugar a novas possibilidades reorganizativas. (7 valores)
  • C ? Contextualidade - O aspeto contextual refere-se à conceção da ideia situada num contexto próximo e /ou sua relação com outros contextos distantes. (7 valores).