Disciplina: Necessidades Educativas Especiais

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer o atendimento às pessoas com Necessidades Educativas Especiais ao longo dos tempos
2 - Conhecer factores de risco, prevenção e intervençãoinerentes às Necessidades Educativas Especiais/Especiais
3 - Saber relacionar-se com crianças/jovens/ adultos com NEE/NE
4 - Conhecer a importância do trabalho em equipa no atendimento a crianças/jovens/adultos com Necessidades Educativas Especiais
5 - Refletir sobre atitudes/comportamentos da família e sociedade e adquirir conhecimentos que lhes permitam colaborar na implementação de estratégias e técnicas junto de crianças/jovens/adultos com Necessidades Educativas Especiais
6 - Reconhecer os benefícios da inclusão escolar, social e laboral das pessoas com NE; reconhecer-se como elementos facilitadores da inclusão de crianças/jovens com NE e alterar comportamentos e atitudes face às pessoas com Necessidades Especiais

Conteúdos / Programa:

1 - Necessidades Educativas Especiais / Necessidades Especiais Avaliação, Atendimento/Intervenção com Crianças/Jovens/ Adultos com Necessidades Especiais. Funções dos profissionais envolvidos na reabilitação da pessoa com NE Interacção entre os técnicos responsáveis pela intervenção educativa e de reabilitação A Inclusão no mundo do trabalho A visão da sociedade criança/jovem/adulto com NE "
2 - Enquadramento histórico e legislativo
3 - Evolução de conceitos: exclusão-segregação-integração-inclusão
4 - Necessidades Educativas Especiais de caráter prolongado e Sobredotação
5 - Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas
6 - A intervenção precoce:destinatários e intervenientes e a transição e a preparação para a vida pós-escolar de sujeitos com necessidades educativas especiais.
7 - Educação Inclusiva e Inclusão Socialmília e a Criança/Jovem/Adulto com Necessidades Especiais.
8 - Avaliação, Atendimento/Intervenção com Crianças/Jovens/ Adultos com Necessidades Especiais.
9 - Funções dos profissionais envolvidos na reabilitação da pessoa com NE Interacção entre os técnicos responsáveis pela intervenção educativa e de reabilitação A Inclusão no mundo do trabalho A visão da sociedade criança/jovem/adulto com NE
10 - A Inclusão no mundo do trabalho e o olhar da sociedade perante a criança/jovem/adulto com NE

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ainscow, M., Porter, G. & Wang, M. , 1997 , Caminhos para escolas inclusivas , Lisboa:IIE
Ainscow, M. , 1998 , Necessidades especiais na sala de aula , Lisboa:IIE
Bautista, Rafael , 1997 , Necessidades Educativas Especiais, Dina Livro , Dina Livro
Correia, Luís M. ; Ana Serrano , 1999 , Envolvimento Parental em Intervenção Precoce. , Porto Editora
Correia, Luís M. , 2011 , Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares , Porto Editora
Correia, Luís M. , 2013 , Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Porto Editora , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Exposição verbal e clarificação de conceitos - Leitura e análise de textos - Reflexão sobre os conteúdos programáticos da Disciplina - Contacto com serviços que intervêm no âmbito das NEE/NE - Reflexão sobre a observação de práticas A avaliação terá em conta, numa perspectiva formativa, as atitudes nomeadamente de índole ético-profissionais (assiduidade e participação pertinente dos alunos). Incluirá a avaliação periódica para confirmar se os objectivos de aprendizagem foram atingidos. O modelo de avaliação adoptado é o B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem do aluno da UMa. A aprovação passa pela obtenção da classificação positiva 10/20, de acordo com as unidades avaliativas e a ponderação específica de cada uma delas, a saber: Trabalhos individuais 2 Frequências (40% cada uma) Trabalhos em grupo (20%) Portefolio reflexivo sobre o trabalho de campo desenvolvido pelos estudantes em contexto (10%) e apresentado oralmente (10%) pelos elementos do grupo.