Disciplina: Correntes Contemporâneas da Pedagogia

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  • Conhecer as principais propostas pedagógicas da Escola Nova;
  • Compreender as relações e tensões entre a Escola Fabril e a Escola Nova;
  • Conhecer e compreender as principais propostas pedagógicas do século XX, pós Escola Nova;
  • Contextualizar os principais pedagogos da Escola Nova na contemporaneidade;
  • Contextualizar os principais pedagogos pós Escola Nova na contemporaneidade;
  • Conhecer e compreender o desenvolvimento dos principais paradigmas e correntes pedagógicas contemporâneas;
  • Analisar, mais especificamente, o desenvolvimento dessas correntes no contexto português;
  • Praticar a competência de trabalho em equipa ao longo do desenvolvimento dos conteúdos programáticos;
  • Analisar o legado das correntes contemporâneas da pedagogia tendo em vista a sua aplicação na prática.

Conteúdos / Programa:

As abordagens propostas para debate e estudo nesta Unidade Curricular visam dotar os alunos de instrumentos conceptuais que os habilitem a compreender a crítica do Movimento da Escola Nova à pedagogia da Escola Fabril e a analisar as propostas dos principais pedagogos do século XX, pertencentes ou posteriores àquele Movimento. Pretende-se, deste modo, contextualizar a crítica à escola fabril, levada a cabo ao longo de décadas por aquele Movimento, bem como, o estudo detalhado, do legado de cada um, de um grupo selecionado de pedagogos, que se consideram representativos das correntes contemporâneas da pedagogia. 

Prevê-se a aquisição das capacidades e competências enunciadas nos descritores de Dublin, ou seja:

a) Conhecimento e capacidade de compreensão;

b) Aplicação de conhecimentos e compreensão;

c) Realização de julgamento/tomada de decisões;

d) Comunicação;

e) Competências de autoaprendizagem.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas, o que equivale a 36 horas do total de 48 horas da carga horária da UC. (O estudante que falte mais do que 12 horas - 25% perde a UC por faltas). O modelo de avaliação adotado é o Modelo de Avaliação A e inclui os seguintes elementos de avaliação:

-    Assiduidade e participação nas aulas/intervenções críticas fundamentadas com um peso de 10%. (Este item assume o valor máximo de 2 pontos em 20, sendo este o valor máximo atribuído a quem obtiver 0 faltas e revelar uma participação ativa em todas as sessões);

-    Trabalho a par, sobre um autor ou corrente pedagógica com um peso de 45% a apresentar à turma numa lógica de partilha de informação. A apresentação assumirá um formato livre. A componente escrita do trabalho terá um formato convencional escrito em word e será entregue até 10 de janeiro de 2022 em versão papel e em formato digital (word). A versão em digital deverá ser enviada para o Gabinete de Apoio ao Estudante a fim de ser submetido ao detetor de plágio.

-    Frequência com um peso de 45% na avaliação final. A obtenção de nota inferior a 9,5 valores na frequência, obriga à realização de exame de recurso. A frequência será no dia 17 de janeiro de 2022.

-    Os estudantes que ultrapassem o limite de faltas previsto, só poderão recuperar a UC em época de Recurso, valendo a nota do Exame de Recurso 100%.

-    A classificação da frequência pode ser recuperada, por exame (escrito-recurso) mantendo-se a ponderação utilizada durante o período letivo.

-    A classificação do trabalho escrito a pares, não é recuperável em exame.