Disciplina: Investigação em Educação II

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Entender o contributo que as metodologias qualitativas podem dar à investigação em educação.
2 - Conhecer as características principais da abordagem qualitativa e os planos e as técnicas relevantes de investigação
3 - Analisar as vantagens das metodologias qualitativas e as suas principais limitações, no âmbito do estudo dos problemas educativos.
4 - Refletir sobre questões de natureza ética que se colocam no planeamento, execução e publicação dos resultados de uma investigação qualitativa em educação.
5 - Desenvolver competências que habilitem para a escolha do plano qualitativo adequado para o estudo de um problema educativo concreto.
6 - Treinar algumas técnicas de análise de dados qualitativos.
7 - Ser capaz de ler com sentido crítico investigações publicadas decorrentes de estudos empíricos de natureza qualitativa.
8 - Compreender a possível complementaridade de abordagens na construção do conhecimento científico.

Conteúdos / Programa:

1 - Características principais da investigação qualitativa: Tradição e fundamentos.
2 - Fases de uma investigação qualitativa: alguns exemplos retirados de investigações reais.
3 - A credibilidade de um estudo qualitativo: questões relativas à fidelidade e à validade das conclusões obtidas.
4 - Análise pormenorizada de alguns planos qualitativos de investigação (estudo de caso, investigação participativa).
5 - Modelos de investigação qualitativa: naturalista e etnográfica, estudo de caso, investigação ação.
6 - Análise pormenorizada de algumas técnicas qualitativas de investigação (entrevista aberta, observação participante, diário de bordo, análise de discurso e de conteúdo).
7 - A elaboração do relatório de um estudo qualitativo: possíveis estruturas.
8 - Aspectos éticos a ter em conta no decurso de uma investigação qualitativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bardin, L. , 2004 , Análise de conteúdo. 3ª ed. , Lisboa: Edições 70
Bogdan, R. & Biklen, S. , 1994 , A Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos , Porto: Porto Editora
Bogdan, R. & Taylor, S. , 1975 , ntroduction to qualitative research methods: A phenomenological approach to the social sciences , New York: J. Wiley
Estrela, A. , 1994 , Teoria e Prática de Observação de Classes. Uma Estratégia de Formação de Professores , Porto: Porto Editora
Fino, C. N. , 2003 , FAQs, etnografia e observação participante , s/ed
Fino, C. N. , 2008 , A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais , Funchal: DCE ? Universidade da Madeira

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Recorrer-se-á à exposição oral, ao debate com base em projeção de diapositivos, leitura de textos breves e sua discussão em grupo e plenário. Além da participação nas atividades da sala de aula que será contabilizada com 10% na avaliação final, os alunos devem apresentar um projeto de investigação centrado no uso de metodologias de tipo qualitativo realizado em grupo valendo 40% e a realizarão uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos - frequência, que valerá 50%. A avaliação dos alunos pressupõe, ainda, uma frequência de 75% das aulas lecionadas.