Disciplina: Educação pela Arte - Artes Cénicas

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Após o desenvolvimento do programa desta Unidade Curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de demonstrar domínio sobre o seguinte:

- Debater a importância do teatro e da expressão dramática na identidade e evolução de uma comunidade, ao longo dos tempos.

- Refletir sobre a organização de eventos e momentos culturais de natureza teatral, nomeadamente, a produção, a encenação, a criação de espetáculos.

- Criar atividades de âmbito do teatro e da expressão dramática, promotoras de envolvimento, aprendizagem cooperativa e lazer.

- Conhecer os aspetos da teatralização de histórias, lendas, poesias e canções.

Conteúdos / Programa:

As aulas serão organizadas de forma a apelar à participação dos alunos, no sentido de estes vivenciarem, recriarem e refletirem os processos de aprendizagem ao longo da vida num contexto de Educação pela Arte - Artes Cénicas. Temos a oportunidade de participar em eventos teatrais enquanto espetadores críticos. Através de debates, organizados em pequenos e grande grupo, partilhamos ideias, pesquisas e refletimos sobre os conteúdos do programa. Em todas as aulas são organizados exercícios práticos, tendo em conta as vivências socioculturais dos alunos, no âmbito do jogo dramático, a improvisação, a dramatização, a voz, o corpo, o gesto, a dança, a interpretação entre outros assuntos propostos e criados pelos alunos. Os objetivos são desenvolvidos através da participação nos exercícios prático, trabalho de pares e trabalho de projeto.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Barata, J. (1991). História do teatro português. Lisboa: Universidade Aberta. Berthold, M. (2010). História Mundial do Teatro (4ª edição ed.). São Paulo: Editora Perspetiva S.A.

Craft, A., Estrela, A., Morais, F. (2004). Criatividade e educação. Lisboa: Associação educativa para o desenvolvimento da criatividade

Cruz, D. (2012) Teatro em Portugal: Lisboa: CTT Correios de Portugal

Gómez, J, et al. (2000). Animação teatral teoria e prática. Porto: Campo das Letras.

Grosjean, B. (2012). Du théâtre interactif pour (dé) jouer le réel. Paris: Lansman editeur.

Kwame, K. (2011). Epítome para uma aprendizagem e profícua da arte cénica. Lisboa: Chiado Editora

Kwame, K. (2012). Estudo ensaístico sobre noção/conceito de teatro. Lisboa: Chiado Editora

Kwame, K. (2013). Espicilégio/Antologia de estudos ensaísticos oportunos?. Lisboa: Chiado Editora

Lopes, M. (2011). O saber dramático: a construção e a reflexão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e FCT.

Mnouchkine, A. (2005). L'art du présent. Paris: Plon.

Pavis, P. (2001). Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva.

Pedro, A. (1997). Pequeno tratado de encenação. Lisboa: Inatel.

Read, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70.

Reis, L. (2005). Expressão Corporal e Dramática. Lisboa: Editora Sete Caminhos. 

Reis, R. (2003). Educação pela arte. Lisboa: Universidade Aberta.

Solmer, A. (1999). Manual de Teatro. Lisboa: Cadernos ContraCena.

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação preconizada nesta Unidade Curricular pretende ser contínua, visando a aferição dos objetivos e conteúdos desenvolvidas pelos alunos. Esta será realizada tendo por base o modelo D, do regulamento de avaliação de aprendizagem dos alunos da Universidade da Madeira. Considerando a avaliação como mediação entre ensino e aprendizagem serão considerados os seguintes itens de avaliação: 

A reflexão e a observação participante são as formas privilegiadas para avaliar os processos e mecanismos da atividade de expressão dramática e do teatro, num contexto de aprendizagem significativa. Após análise e discussão com os alunos a avaliação tem a seguinte ponderação:

Os exercícios práticos desenvolvidos na aula - 25%.

Trabalho de pares - Analise de uma peça teatral (escolhida pelos alunos) - 35% 

Trabalho de grupo - A construção de um projeto teatral - 40%