Disciplina: Gestão de Projetos em Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Pretende-se que o Aluno adquira de forma compreensiva e integrada, os fundamentos científicos necessários para a construção de projetos de intervenção educativa, devendo para tal:

- Identificar as etapas na construção dum projeto de intervenção educativa.

- Reconhecer a organização político-administrativa da educação escolar, relacionando-a com a organização curricular do sistema educativo português.

- Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias de política educativa.

- Compreender a dinamicidade do Projeto na gestão estratégica do espaço escolar.

Conteúdos / Programa:

1. Visão, Missão e Valores: a identidade organizacional.

2. Gestão estratégica, gestão da mudança e aprendizagem organizacional.

3. Trabalhar por Projetos em Educação: etapas e processos de construção.

4. O Projeto Educativo e a Autonomia das Escolas.

5. Teoria Crítica e Projeto Educativo de Escola.

6. Imagens Organizacionais da Escola.

7. Lideranças e Climas Organizacionais.

8. Saberes necessários à prática educativa/formativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação da aprendizagem dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas. O modelo de avaliação adotado é o Modelo de Avaliação A e inclui os seguintes elementos de avaliação:

 

Elementos de avaliação:

1. Observação direta da participação/intervenção dos alunos sobre todas as atividades desenroladas na aula (10% da nota final).

2. Prova escrita individual (frequência): com a avaliação dos conteúdos programados lecionados até à data do teste) (50% da nota final).

2. Trabalho de grupo (escrito e apresentado oralmente): trabalho de aprofundamento teórico de assuntos suscitados a partir dos temas do programa e definidos em conjunto com o docente (40% da nota final).