Disciplina: Gestão de Projetos em Educação
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Pretende-se que o Aluno adquira de forma compreensiva e integrada, os fundamentos científicos necessários para a construção de projetos de intervenção educativa, devendo para tal:
- Identificar as etapas na construção dum projeto de intervenção educativa.
- Reconhecer a organização político-administrativa da educação escolar, relacionando-a com a organização curricular do sistema educativo português.
- Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias de política educativa.
- Compreender a dinamicidade do Projeto na gestão estratégica do espaço escolar.
Conteúdos / Programa:
1. Visão, Missão e Valores: a identidade organizacional.
2. Gestão estratégica, gestão da mudança e aprendizagem organizacional.
3. Trabalhar por Projetos em Educação: etapas e processos de construção.
4. O Projeto Educativo e a Autonomia das Escolas.
5. Teoria Crítica e Projeto Educativo de Escola.
6. Imagens Organizacionais da Escola.
7. Lideranças e Climas Organizacionais.
8. Saberes necessários à prática educativa/formativa.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação da aprendizagem dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas. O modelo de avaliação adotado é o Modelo de Avaliação A e inclui os seguintes elementos de avaliação:
Elementos de avaliação:
1. Observação direta da participação/intervenção dos alunos sobre todas as atividades desenroladas na aula (10% da nota final).
2. Prova escrita individual (frequência): com a avaliação dos conteúdos programados lecionados até à data do teste) (50% da nota final).
2. Trabalho de grupo (escrito e apresentado oralmente): trabalho de aprofundamento teórico de assuntos suscitados a partir dos temas do programa e definidos em conjunto com o docente (40% da nota final).