Disciplina: Desenho I

Área Científica:

Comunicação Visual

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental proporcionar as condições necessárias para a aquisição e desenvolvimento de competências teórico-práticas, de nível básico, na área das metodologias de representação gráfica de realidades formais e espaciais, essencialmente tridimensionais, centradas na figura humana, tanto de um ponto de vista estrutural como no que se refere à abordagem prática de técnicas de concretização/renderização. Decorrente deste objetivo geral, propõem-se uma abordagem inicial dos aspetos teóricos e práticos essenciais à área, com vista a um adequado enquadramento curricular e balizamento das ações propostas, seguida de uma abordagem das metodologias convencionais de geração geométrica de realidades espaciais-formais, através de sistemas de projeção, com incidência no sistema perspético cónico rigoroso ou linear, e sistemas axonométricos, com o objetivo de estabelecer uma base metodológica cujas potencialidades são bem conhecidas.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao domínio da representação gráfica.
2 - Introdução aos sistemas de representação da figura humana.
3 - Abordagem prática da representação da figura humana.
4 - Introdução aos sistemas de projeção geométricos .convencionais

Bibliografia / Fontes de Informação:

AA.VV. , 2009 , Inside the Human Body ? A source book for artists and designers. , Pepin Press/Agile rabbit
AA.VV. , 2008 , The Human Figure ? A source book for artists and designers , Pepin Press/Agile rabbit
BARCSAY, Jeno , 1986 , Anatomy for the artist. , Black Cat
DONDIS, Donis A. , s.d. , Sintaxe da Linguagem Visual ? Introdução ao alfabeto visual , Martins Fontes
IVINS, William M. Jr. , s.d. , Art & Geometry: A Study in Space Intuitions. , Dover
MASTEN, Mick; SOUTHERN, Jack , 2014 , Drawing Projects ? An exploration of the language of drawing , Black Dog
MCCLOUD, Scott , 1994 , Understanding Comics ? The invisible Art. , Harper Perennial
RAWSON, Philips , 1983 , The Art of Drawing ? An Instructional Guide , London: MacDonald & Co
SHEPPARD, Joseph , 1991 , Drawing the living figure , Dover
THOMSON, Arthur , s.d. , A handbook of anatomy for art students. , Dover

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A natureza teórico-prática da unidade curricular determina uma sucessão intercalada de horas de contacto dedicadas à exploração dos conteúdos e aquisição de competências, através de um modelo que privilegia metodologias indutivas - sempre que viável em termos da carga horária atribuída -, e horas de contacto dedicadas à exploração articulada de um leque proposto de aplicações práticas para as competências assim adquiridas. As atividades de exploração e índole prática adotam um sistema de fixação de objetivos sucessivos, pressupondo um conjunto de requisitos claros, previamente definido. O sistema de avaliação contempla os seguintes elementos: Componente teórica (teste), 30%; Componente teórico-prática, 70%: Prova prática, 10% + 3 portfolios, 15% + 20% + 35%.