Disciplina: Estudos Práticos I - Atletismo

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender e explicar o Atletismo, utilizando uma estruturação do conhecimento (integrado o conhecimento proveniente de diferentes áreas), que permita uma gestão personalizada em diferentes mercados do desporto.
2 - Identificar, compreender e explicar, no que se refere ao Atletismo:
2.1 - A natureza das mais diversas e representativas perspetivas, conceções, práticas e correspondentes paradigmas, que procuram explicar o enquadramento global e a natureza própria e específica da modalidade;
2.2 - A dinâmica global e específica, bem como os mais diversos aspetos críticos que a distinguem das outras Modalidades Desportivas;
2.3 - A história, a evolução e as perspetivas de desenvolvimento.

Conteúdos / Programa:

1 - O papel e a importância do Atletismo no processo global das Atividades Desportivas.
2 - A organização das competições. As especialidades e as formas de competição. Os regulamentos. Os problemas de segurança.
3 - O rendimento como objetivo - dimensão técnica/tática/estratégica nas corridas (velocidade, barreiras, estafetas, meio-fundo e fundo), marcha, saltos (comprimento, triplo, altura e vara) e lançamentos (peso, disco, martelo e dardo):
3.1 - O condicionamento recíproco entre a evolução técnica/tática/estratégica e a evolução dos materiais e a adaptação dos regulamentos;
3.2 - As técnicas atuais e as variáveis mais pertinentes e respetivos indicadores;
3.3 - As classificações a sua operacionalidade.
4 - As provas combinadas: O decatlo e o heptatlo. Implicações operacionais.
5 - Análise de situações em diferentes contextos. O diagnóstico, a prescrição e o controlo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

n.a , n.a , Os elementos de apoio bibliográfico considerados fundamentais (nomeadamente, artigos de revistas), de acordo com a dinâmica das aulas, serão indicados durante as mesmas. Para estimular uma análise crítica da evolução do conhecimento, recomenda-se: , n.a
Carr, G. , 1991 , Fundamentals of Track and Field. , Leisure Pres.
Barros, J. et al. , 2013 , Atletismo: Dossier do Professor. , FPA.
Granell, J. & Lazcorreta, J , 2009 , Las técnicas de atletismo. , Paidotribo
Hay, J. , 1987 , Biomecânica das Técnicas Desportivas. , Editora Interamericana.
Krämer, K. , 1993 , Atletismo- Lanzamientos. , Paidotribo
Lopes, H., Vicente, A., Prudente, J., Simões, J. & Fernando, C., , 2016 , Contributos para a rotura do processo pedagógico - Operacionalização ao nível do Atletismo e do Judo em contexto escolar , UMa n Atas do Seminário Desporto e Ciência 2016
Schmolinsky, G. , 1982 , Atletismo. , Editorial Estampa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Através de um conjunto de vivências teórico-práticas, são equacionados os conteúdos específicos do Atletismo (Corridas, Marcha, Saltos e Lançamentos), nomeadamente, analisando as situações decorrentes da sua especificidade, na perspetiva da formulação das relações entre as diferentes disciplinas técnicas. Identificando ainda as características dominantes que corporizam cada uma, em ordem à formulação das relações que existirão entre as suas mais diversas formas de expressão. Tendo sempre a preocupação de criar hábitos de estudo, pesquisa e observação, a avaliação é realizada através de testes escritos (50%), trabalhos de pesquisa e de observação com exposição oral (25%) e expressão multimédia e análises das situações realizadas nas aulas (25%).