Disciplina: Fisiologia Geral

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender a estrutura e funcionamento dos principais orgãos, sistemas e aparelhos.
2 - Análise e identificação de vários fatores e mecanismos relacionados à função de vários orgãos.
3 - Desenvolver competências na capacidade de interpretação, análise e intervenção relativamente à função numa perspetiva sistémica.

Conteúdos / Programa:

1 - Homeostasia e compartimentos orgânicos.
2 - Sistemas de regulação: sistema nervoso autónomo (comparação anatómica e funcional das divisões Simpática e Parassimpática) e sistema endócrino (mecanismos de ação hormonal e de regulação da secreção hormonal. Descrição das glândulas endócrinas, hormonas segregadas e respetivos efeitos fisiológicos).
3 - Aparelho cardiovascular - Coração: constituição histológica; ciclo cardíaco: mecanismos reguladores da atividade cardíaca; parâmetros cardíacos. Sistema vascular: pressão arterial e pulso; anatomia e física da circulação.
4 - Aparelho respiratório: Ventilação pulmonar, hematose, transporte de gases, volumes e capacidades pulmonares e mecanismos reguladores.
5 - Aparelho digestivo: tubo digestivo e órgãos anexos. Atividades digestivas (ingestão, digestão, condução, armazenamento, absorção, eliminação).
6 - Aparelho urinário: Anatomia do Rim e Nefrónio. Etapas de formação da urina. Funções reguladoras e equilibradoras.
7 - Fisiologia Muscular Esquelética: Estrutura e contratilidade muscular. Controlo neurológico do movimento.
8 - Bioenergética e avaliação do dispêndio energético.
9 - Adaptações ventilatórias.
10 - Adaptações sanguíneas.
11 - Transporte de gases no sangue.
12 - Adaptações cardiorrespiratórias.
13 - Adaptações neuromusculares.
14 - Adaptações endócrinas ao exercício. Termorregulação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Espanha, M., Silva, P., Pascoal, A., Correia, P., & Oliveira, R. , 2007 , Anatomofisiologia, Tomo III. Funções da Vida Orgânica Interna. , Edições FMH, Lisboa
Espanha, M., Pascoal, A., & Correia, P. , 2007 , Anatomofisiologia. Estudos Práticos II. , Edições FMH, Lisboa
Wheater, P., Burkitt, H., Daniels V. , 1987 , Functional histology: a text and colour atlas (2nd Ed.). , Churchill Livingstone, Edinburgh
Wolfgang Kuhnel; tranl. by Henning M. Beier , 1991 , Pocket atlas of cytology, histology, and microscopic anatomy, 3rd ed. , Georg Thieme, Stuttgart
Seeley, R. , Anatomia e Fisiologia. , Lusodidacta, Lisboa
Kapit,W.; Macey, R.I. & Meisami, E. , 1987 , The Physiology Coloring Book. New York , Harper & Row Ldt., New York
Guyton, A. , 1992 , Tratado de Fisiologia Médica (8ª ed.). , Guanabara, Rio De Janeiro
Marieb, E. N. , 1992 , Human anatomy and physiology (2nd Ed.). , The Benjamin/Cummings, Amsterdam
Scanlan, C.L., Wilkins, R. L., Stoller, J. K. , 2001 , Fundamentos da Terapia Respiratória de Egan (7ª Edição) , Manole
ACSM , 2003 , Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição (4ª edição) , Nova Guanabara

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, nas quais o docente procura interagir com os alunos de forma a possibilitar o diálogo e o esclarecimento de dúvidas. Para avaliar o domínio dos conhecimentos são realizados dois testes escritos (40%x2). Ao longo das aulas vão sendo solicitados trabalhos, que correspondem a 20,0% da nota final atribuída ao aluno. Estes são subordinados às temáticas do programa, sendo apresentados e avaliados nas aulas teórico-práticas. Através da realização dos trabalhos pretende-se estimular a procura de informação através de diversas fontes, a estruturação do conhecimento e as competências de comunicação oral.