Disciplina: Estudos Práticos III - Ginástica

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - O objetivo central da disciplina consiste em dotar os alunos de competências teóricas, práticas e laboratoriais que lhes permitam entender, descrever, explicar e ensinar os conteúdos básicos e intermédios da ginástica. No final do semestre, o aluno deve ser capaz de:
1 - Identificar as diferentes modalidades gímnicas e demonstrar um entendimento da história, instituições, regulamentos, regras, códigos de pontuação e investigação atual
2 - Explorar e aplicar os princípios biomecânicos para aumentar o desempenho desportivo
3 - Executar os elementos gímnicos, identificar os erros e apresentar estratégias adequadas à sua correção
4 - Fornecer o "feedback" adequado aos colegas relativo à execução técnica dos vários elementos gímnicos
5 - Realizar a ajuda manual e conhecer as implicações práticas das regras de segurança
6 - Reconhecer no aquecimento e preparação física os itens centrais para uma participação gímnica segura
7 - Demonstrar um entendimento e capacidade prática para ensinar

Conteúdos / Programa:

1 - Ginástica de Trampolins (caracterização - Trampolim, Duplo Minitrampolim e Tumbling; normas técnicas, competição e ajuizamento; saltos verticais; posições; piruetas; mortais; séries)
2 - Ginástica Artística Masculina e Feminina (exercícios no solo; cavalo com arções; argolas; saltos de cavalo; paralelas; barra fixa; paralelas assimétricas; trave)
3 - Acrobática (caracterização; objetivos na escola; tipos de pegas; definição de funções; contra equilíbrios; montes; desmontes; exercícios de iniciação - um executante, pares, trios, quadras e grupos)
4 - Aspetos comuns (história; evolução dos aparelhos e da técnica; organização nacional e internacional das modalidades gímnicas; posições fundamentais; fatores condicionantes da aprendizagem; regras de segurança; formas de trabalho e de intervenção do professor; familiarização; análise dos elementos gímnicos: descrição técnica e biomecânica, erros, situações de aprendizagem, ações motoras - força e flexibilidade, ajudas e variantes e ligações)

Bibliografia / Fontes de Informação:

Araújo, C. , 2013 , Ginástica. Manual de ajudas , Porto Editora, LDA
Moreira, J., Araújo, C. , 2004 , Manual técnico e pedagógico de trampolins , Porto Editora, LDA
Arkaev, I., Suchilin, N. , 2004 , How to create champions. The theory and methodology of training top-class gymnasts , Meyer & Meyer Sport
Gallardo, J., Azevedo, L. , 2007 , Fundamentos básicos da ginástica acrobática competitiva , Autores Associados
Kelly, J. , 2014 , Over and above: Trampoline gymnastics: Towards world-class performance , Meyer & Meyer Sport

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Ensino teórico, teórico prático e laboratorial (ginásio); 2. Os slides, as imagens-vídeo e a exemplificação prática são usados para melhor clarificar os itens teóricos ; 3. É estimulada a presença regular dos alunos nas aulas e uma participação ativa na forma de discussão individual e em pequenos grupos; 4. A leitura e a preparação dos itens específicos do programa são fortemente sugeridas antes da aula; 5. O nível de conhecimento dos alunos é avaliado através de um teste escrito (50%) e dois testes práticos, um de Trampolins Elásticos (25%) e outro de Ginástica Artística Masculina/Feminina (25%); 6. Uma bonificação de 10% sobre a nota final poderá ser atribuída ao aluno de acordo com os seguintes fatores: pontualidade, participação na aula, evidência de leituras e preparação, partilha de ideias com o docente e colegas, avaliação crítica dos conteúdos e leituras sugeridas, e treino extraletivo.