Disciplina: Estudos Práticos IV - Basquetebol

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e caracterizar o jogo
2 - Proporcionar aos alunos 1 visão global e 1 vivência de situações de treino e de jogo p.ª atingirem 1 competência min. na motricidade específica do basquetebol
3 - Proporcionar a vivência regular de situações de treino e jogo e fomentar a capacidade de concretização na função de treinador de iniciação 1 conjunto de experiências mais específicas e especializadas que dêm conteúdo prático a 1 adequada preparação dos atletas e equipas em provas oficiais
4 - Adotar atitude científica e método crítico reflexivo
5 - Revelar iniciativa e inovação no treino e jogo
6 - Disponibilizar-se e motivar-se p.ª o trabalho em equipa privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda
7 - Utilizar as TIC e 1 comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos
8 - Avaliar, planear, gerir e organizar sessões de treino e competição para diferentes grupos
9 - Desenvolver a capacidade de autonomia e sentido de responsabilidade social: orientação do processo de treino e de jogo

Conteúdos / Programa:

1 - Pressupostos e perspetivas Histórico - Filosóficas e Enquadramento Institucional, Estrutura Formal e Funcional do Basquetebol
2 - Saber Treinar
2.1 - Quadro orientador da intervenção do treinador
2.2 - O exemplo do treinador
2.3 - Preparação e avaliação da sessão de treino
2.4 - Direção da equipa em treino e competição
2.5 - Relacionamento com jogadores, pais, dirigentes e árbitros
3 - Conceitos e Instrumentos de Trabalho
3.1 - Regras elementares e oficiais do jogo
3.2 - Fases do jogo e seus objetivos
3.3 - Terminologia e simbologia
3.4 - Referências do campo
4 - Como Iniciar o Ensino do Jogo
4.1 - Objetivo do jogo
4.2 - Caracterização do jogo dos principiantes e seus princípios estruturantes
4.3 - Diagnóstico e observação do nível de jogo
5 - Minibasquete
6 - Desenvolvimentos das Capacidades Motoras (CM) Específicas do Basquetebol
7 - Táticas Individuais Ofensiva e Defensiva
8 - Técnicas Individuais Ofensiva e Defensiva (Defesa ao Jogador com Bola)
9 - Táticas Coletivas Ofensiva e Defensiva
10 - 3x3

Bibliografia / Fontes de Informação:

Adelino, J. , 1999 , As coisas simples do basquetebol , ANTB, Lisboa
Araújo, J. M. , 1998 , O Treinador: Saber Estar e Saber Ser , ANTB, Lisboa
Araújo, J. M. , 2003 , Diário de um Treinador. O insucesso como meio de aprendizagem , Editorial Caminho
Barreto, H. , 1971 , Basquetebol: (Técnica e Táctica). ,
Barreto, H. , 1980 , Aperfeiçoamento e formação dos jovens: Algumas considerações sobre a defesa , Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol
Barreto, H. , 201 , Ensino do basquetebol no ambiente de jogo. ,
Araújo, J. , 1992 , Basquetebol - Preparação Técnica Táctica , FPB/ARB.
Barreto, H. , 2004 , Prontidão desportiva: Equilíbrio entre a capacidade de hoje e as exigências de amanhã , FMH-UTL
Barreto, H., & Gomes, M. , 1989 , A concretização de uma unidade didáctica em basquetebol , IDAF.
Escola Nacional de Basquetebol , 2010 , Manual de Metodologia e Didáctica - Nível 1. , FPB/ENB
Ferreira, A. P., Ferreira, V., Peixoto, C., & Volossovitch, A. (Eds.). , 2004 , Gostar de basquetebol: Ensinar a jogar e aprender jogando. , FMH-UTL
Rose, D. & Tricoli, V. , 2005 , Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática , Editorial Manole
Seoane, A. M. , 2010 , Didáctica del Baloncesto , Editorial Paidotribo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Exposição da informação dos conteúdos com Experimentação e exercitação prática e utilização de tempos de características teóricas e possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas. 2. Participação ativa e pertinente dos alunos nas aulas e 1 teste teórico (25% da nota) através das respostas e da aplicação dos conhecimentos: é exigida a presença mínima de 75% das aulas e a nota mínima de 9,5 valores para ter aproveitamento podendo ir à avaliação de recurso. 3. Avaliação dos conhecimentos através de 1 teste (cerca de 10 minutos de intervenção) prático (50% da nota) sobre 1 dos temas da técnica e/ou tática ofensiva e defensiva. 4. Avaliação dos conhecimentos através de 1 trabalho prático de grupo (25% da nota) cujos temas são sorteados com base nos conteúdos programáticos da UC. Neste são incentivadas e treinadas as competências de estruturação do conhecimento, a reflexão crítica, o trabalho de cooperação entre os colegas, a comunicação oral e a produção de relatório escrito.