Disciplina: Estudos Práticos V - Desportos de Exploração da Natureza e de Adaptação ao Meio

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Com o desenvolvimento desta unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de:
1 - Identificar e caraterizar as atividades de Exploração da Natureza e da Adaptação ao Meio (AENAM), e o seu enquadramento no contexto da Região Autónoma da Madeira (RAM).
2 - Compreender e identificar fatores transversais subjacentes a conceção e dinamização de Atividades de Exploração da Natureza e Adaptação ao Meio (AENAM).
3 - Conhecer, executar e dominar os principais técnicas, metodologias e procedimentos de segurança, inerentes as diversas atividades de exploração da natureza com potencial na RAM.
4 - Conceber, dinamizar e gerir uma AENAM em contexto real: gestão do risco, educação ambiental, e planeamento rigoroso
5 - Cooperar com os colegas no desenvolvimento de trabalho, manifestando a um discurso sustentada em aspetos válidos e científicos, sentido de responsabilidade e dominando e implementando os conteúdos abordados na unidade curriculares

Conteúdos / Programa:

1 - Atividades de Exploração da Natureza e de Adaptação ao Meio
1.1 - Fundamentos
1.2 - Filosofia
1.3 - Legislação
2 - Risco e as Atividades de Exploração da Natureza e de Adaptação ao Meio
2.1 - Conceito de risco, perigo, acidentes e incidentes
2.2 - Papel da segurança passiva e ativa
2.3 - Abordagem ao risco inerente, risco aceitável e risco real e percecionado
2.4 - Conceção de plano de gestão de risco, identificação, avaliação, controle e ajustar o risco
2.5 - Plano de emergência
3 - Introdução à Liderança nas Atividades na Natureza
3.1 - Conceito
3.2 - Funções
3.3 - Liderança eficaz
3.4 - Etapas na formação de um líder
4 - Atividades na natureza e ética Ambiental
5 - Planificação nas atividades na natureza
5.1 - Fase pré-atividade
5.2 - Durante a atividade
5.3 - Fase pós-atividade
6 - Abordagem a atividades com potencial na RAM
6.1 - Snorkeling
6.2 - Levadas
6.3 - Orientação
6.4 - Trail
6.5 - Canoagem
6.6 - Bodybord
7 - Planeamento e dinamização de Atividades na Natureza

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bunting, C. , 2006 , Interdisciplinary Teaching Through Outdoor Education. , Illinois: Human Kinetics
Kosseff, A. , 2003 , AMC Guide to outdoor leadership. , Boston: Appalachian Mountain Club Books.
Priest, S., & Gass, M.A. , 2005 , Effective Leadership In Adventure Programming (2nd ed.) , Champaign, Illinois: Human Kinetics.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Abordar-se-à os conteúdos programáticos em sessões teóricas, teórico-práticas e de práticas laboratoriais. As teóricas apresentam 1 carácter predominantemente expositivo recorrendo a material audiovisual e sustentadas por documentação: formato digital e de papel. Nas teórico-práticas e práticas laboratoriais abordar-se-à os conteúdos programáticos através de situações práticas que potencializem o domínio técnico das atividades abordadas e os princípios subjacentes a preparação e dinamização de 1 atividade na natureza. Solicitar-se-à ainda a colaboração na elaboração de planos de intervenção desde a sua conceção à sua dinamização e fomentadas situações de debate, de cooperação, de análise e de reflexão crítica entre os alunos. A avaliação contempla 4 parâmetros: 1 frequência teórico-prática (20%); 2 trabalhos de grupo (cada com cotação de 20%); 1 relatório individual de reflexão crítica (20%) e a avaliação contínua ao longo do semestre (20%). É obrigatória a frequência em 75% das aulas.