Disciplina: Estágio II - Prática de Cuidados ao Adulto e Idoso

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

315 Horas

NÚMERO DE ECTS:

18 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Cuidar de pessoas adultas e idosas doentes com afecções do foro médico aplicando os princípios fundamentais de metodologia cientifica do trabalho, em contexto hospitalar e mobilizando conteúdos teóricos e teórico-práticos capazes de fundamentar o processo de cuidar.
2 - Cuidar de pessoas adultas e idosas doentes com afecções do foro cirúrgico, aplicando os princípios fundamentais de metodologia cientifica do trabalho, em contexto hospitalar e mobilizando conteúdos teóricos e teórico-práticos capazes de fundamentar o processo de cuidar.
3 - Desenvolver habilidades técnicas e relacionais na prática de cuidados de Enfermagem à pessoa em situação de doença do foro médico e cirurgico, em contexto hospitalar.

Conteúdos / Programa:

1 - Prestação de cuidados de enfermagem globais ao adulto e idoso doentes do foro médico em contexto hospitalar aplicando o processo de enfermagem como metodologia cientifica de trabalho e integrando a dimensão técnica, cientifica, relacional e os valores subjacentes a toda a intrevenção do enfermeiro;
2 - Prestação de cuidados de enfermagem globais ao adulto e idoso doentes do foro cirúrgico em contexto hospitalar aplicando o processo de enfermagem como metodologia cientifica de trabalho e integrando a dimensão técnica, cientifica, relacional e os valores subjacentes a toda a intrevenção do enfermeiro.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fischbach, F.; Dunning, III; Marshall B. , 2010 , Manual de enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. , Guanabara Koogan.
Hoeman, S. P. , 2000 , Enfermagem de reabilitação: processo e aplicação. , Lusociência
Phipps, W. J.,Sands, J.K., MareK, J.F. , 2009 , Enfermagem Médico cirúrgica: Conceitos e prática clínica. , Lusociência.
Potter, P. A., & Perry , A. G. , 2006 , Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos. , Lusociência.
Rothrock, Jane C. , 2009 , Cuidados de enfermagem ao Paciente Cirúrgico. , Lusodidacta.
Schaffler , A., & Menche, N. , 2004 , Medicina Interna e Cuidados de Enfermagem: Manual para Enfermeiros e outros Profissionais de Saúde. , Loures: Lusociência.
Veiga, B. S., et al. , 2011 , . Manual de Normas de Enfermagem. Procedimentos Técnicos. , Administração Central do Sistema de Saúde.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
"No respeito pelos pressupostos de aprendizagem relativos ao processo de bolonha; pelos objetivos da unidade curricular; pelas competências a desenvolver pelos estudantes, priveligia-se metodologias de ensino participativas e proativas permitindo ao estudante a mobilização do conhecimento, a aquisição de competências técnicas e relacionais e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. O estudante sob orientação dos enfermeiros supervisores da prática e do docente planeia, executa e avalia intervenções de enfermagem ao adulto e idoso doente do foro médico e cirúrgico em contextos hospitalares de medicina e cirurgia. Outras metodologias utilizadas são porfólios, discussão de casos clínicos, revisões bibliográficas, pesquisas, estudo orientdo e reflexões. Avaliação: Modelo C do RAAAUMa portfólio 25%; estudo de caso/processo de enfermagemn25%; prática clínica 50%-avaliação contínua. Estes não recuperáveis em época de recurso/melhoria/especial. "