Disciplina: Estágio V - Prática de Cuidados à Família e Comunidade

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

277 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Desenvolver competências para o exercício de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade que revele integração ao nível cognitivo, técnico e relacional.
2. - Desenvolver competências nas metodologias e técnicas de intervenção ao indivíduo, família e comunidade aos três níveis de prevenção.
3. - Desenvolver capacidades que visem despertar a consciência crítica sobre a saúde do indivíduo e da família em contexto comunitário e seus determinantes para uma tomada de decisão livre e fundamentada.
4. - Colaborar nos projetos de intervenção comunitária.
5. - Promover um processo de desenvolvimento pessoal e profissional centrado na auto-aprendizagem, auto-responsabilização e pensamento crítico em enfermagem.

Conteúdos / Programa:

1. - Prática de Cuidados de Enfermagem na Comunidade: Integração dos conhecimentos no desenvolvimento de competências inerentes ao enfermeiro de cuidados gerais no contexto do indivíduo inserido na família e na comunidade.
2. - Estudo de uma família: Avaliação, análise e intervenção na família tendo em consideração um modelo teórico, atendendo às transições que decorrem ao longo das fases de desenvolvimento das famílias.
3. - Projeto e Relatório da prática clínica: Colaboração no levantamento das necessidades em cuidados de saúde considerando as crenças e práticas culturais que influenciem na saúde do indivíduo, família e comunidade; Identificação dos recursos da comunidade suscetíveis de constituir rede de suporte ao indivíduo e família; Análise em equipa de enfermagem e transdisciplinar dos problemas de saúde que impliquem diferentes metodologias de intervenção e complexidade.
4. - Reflexão Crítica perspetivando uma prática baseada na evidência.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. H. Figueiredo , 2012 , Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar-uma abordagem colaborativa em enfermagem familiar. , Lusociência
M. Friedman , 2003 , Family Nursing:Research, Theory, & Practice. , Prentice Hall
S. M. H. Hanson, V. Geralfy-Duffy, J. R. Kaakinen &D. P. Coehlo , 2010 , Family health care nursing:Theory, practice and research. , Davis Company, F.A.
I. Loureiro & N. Miranda , 2016 , Promover a Saúde: Dos Fundamentos à Ação. , Almedina
Ordem dos Enfermeiros , 2002 , A cada Família o seu Enfermeiro , Ordem dos Enfermeiros
A. P. Relvas , 2000 , O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. , Afrontamento
M. Stanhope & J. Lancaster , 2011 , Enfermagem de Saúde Pública. Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. , Lusociência
L. Wright & M. Leahey , 2009 , Enfermeiras e Familias: Um Guia para Avaliação e Intervençao na Familia , Roca

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A prática clínica decorre sob orientação tutorial direta dos enfermeiros tutores e docentes. O aluno é o principal agente da aprendizagem. São analisados casos da família ou da comunidade, tendo por base a evidência científica, uma prática refletida e uma tomada de decisão fundamentada. A avaliação integra o modelo C do regulamento da avaliação da aprendizagem da UMa: componente de avaliação contínua da prática clínica (50%); do estudo de caso (25%) e do projeto e relatório (25%). Haverá avaliações parcelares sempre que o docente, tutor ou estudante considerem oportuno. A avaliação da componente clínica é realizada numa grelha própria qualitativa na perspetiva do aluno, tutor e docente. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores) e exige a presença em 80% das horas. Não há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.