Disciplina: Língua Estrangeira A1.1 Francês

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - O nível A1 é dividido por 2 semestres : A1.1 (Semestre 1) e A1.2 (Semestre 2). O nível A1.1, Iniciação ou descoberta (Utilizador elementar), segundo o Quadro Europeu de Níveis Comuns de Referência (2000: 25), requer a compreensão e a utilização de expressões familiares e quotidianas, assim como de enunciados muito simples que visam satisfazer necessidades concretas de comunicação. Os objetivos deste nível são: - desenvolver a competência linguística, através de uma aprendizagem guiada, sistemática e rigorosa da morfossintaxe do Francês como língua estrangeira e, naturalmente, desenvolver a autonomia do estudante para a observação da língua e a prática comunicativa desta. Assim, o estudante pode: - apresentar-se e apresentar outros, responder e comunicar de modo simples, sedo capaz de fazer perguntas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece, as coisas que possui, etc.;

Conteúdos / Programa:

0. - GÉNÉRALITÉS : LES SONS DU FRANÇAIS
1. - INITIATION (Présentions, Salutations)
2. - LECONS UN à TROIS : Grammaire de base : Articles définis et indéfinis, adjectifs possessifs, conjugaison des verbes en "-er" au présent de l'indicatif, trois formes de phrases : affirmative, négative et interrogative
3. - LECON UN BIS (Situations: « Dans la classe de français »/ Lectures : « Sur le campus de l'université »
4. - LECON DEUX BIS (Situations : « Dans la chambre de Bob. »/ Lectures «Portraits d'Étudiants »)
5. - LECON TROIS BIS ( Situations : « Quelle est la capitale » / Lecture : « Ma rue et mon quartier. » / Expressions nouvelles : « Quelle heure est -il? Quelle heure avez-vous?»
6. - Le vocabulaire courant dans la classe de français : comprendre les instructions de l'enseignant ou les activités de langue dans la classe 2. Un peu de géographie: la carte de la France 3. Un peu de connaissances culturelles : Les fêtes traditionnelles: de septembre en décembre.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bérard, É. , 2007 , Grammaire du français. Comprendre, réfléchir, communiquer. Niveaux A1/A2 du Cadre européen commun de référence. , Editions Didier
Carvalho de O. , 2007 , Gramática do Francês Fundamental. Ensino Básico; Ensino Secundário. , Porto Editora
Descotes-Genon, Ch., Morsel, M.-H, Richou, C. , 1993 , L?exercisier, L?expression française pour le niveau intermédiaire , PUG, Flem, Grenoble
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y. , 2015 , Grammaire essentielle du français. A1/A2.100% FLE , Editions Didier
Grégoire, M., Thiévenaz, O. , 2003 , Grammaire progressive du français , Porto Editora, CLE International
Larousse , 2004 , Gramática de Francês. Guia Essencial da Gramática Francesa. Companheiro Ideal de Revisões Para Todos Os Estudantes de Francês. , Larousse
Miquel, C. , 2016 , Vocabulaire Progressif du Français.2e Édition avec 280 exercices , CLE International
Pucciani/Hamel , 2002 , Langue & Langage 5E. Le français par le français , Thomson. Custom Publishers, USA

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Métodos de Ensino: Multi abordagens - Não falar em português - Aulas expositivas, teórico-práticas com a apresentação Power Point (videoprojector) - Utilização da Internet: atividades culturais (fotos, mapas geográficas, etc) - Discussão Temática e/ou de Conteúdos Teóricos - Leituras e debates - Exposições Orais - Jogos (descrição dos objetos, retrato pessoal, etc. - Gestos - Os alunos podem utilizar os dicionários (português / francês, francês / português - Simulação de diálogos - Canções com letras, etc. A avaliação de aprendizagem ou de aquisição do conhecimento da disciplina Língua Francesa A1.2 (Nível Elementar) é através de avaliação contínua (a média de 2 frequências) e através de 80% da presença (atendimento) dos alunos. Para motivar os alunos na aprendizagem da língua francesa, dois pontos a mais serão adicionados na média final para a participação oral ativa e um Mini-projeto.

Regente da Disciplina:

Minh Ha Nguyen Lo Cicero