Disciplina: Antropologia Cultural
Área Científica:
Estudos de Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Com esta disciplina pretendemos que os alunos adquiram algumas bases essencialmente orientadas para a compreensão do papel da Cultura na formação da identidade, privilegiando a análise dos comportamentos humanos, enquanto fonte de reflexões sobre outrem e a alteridade. Objetivos específicos: Sensibilizar o aluno a perceber e valorizar a diversidade cultural, afirmando o sentido positivo da diferença e da identidade cultural, contribuindo para evitar manifestações etnocêntricas.
 - Demonstrar que a Antropologia Aplicada visa melhorar as relações interculturais e que Antropologia e Comunicação podem dialogar entre si.
Conteúdos / Programa:
- Introdução à Antropologia Cultural
 1.1. Descoberta do mundo e da alteridade (a literatura etnográfica dos sécs. XVI-XIX)
 1.2. Nascimento das Ciências Humanas
 1.3. O olhar distanciado antropológico (Etnocentrismo vs Exocentrismo)
 2. Definições e Conceitos de Cultura
 2.1. Padrões da cultura (Benedict) e Invariantes culturais (Lévi-Strauss)
 2.2. Diversidades culturais/Relativismo, Determinismo e Dinamismo cultural
 2.3. Os fatores de Cultura
 2.4. A dinâmica Cultural
 2.4.1. A Língua e as artes verbais
 2.4.2. Artes não verbais e jogos
 3. Etnemas Sociais e Mudança
 3.1. Família, Educação, Religião, Economia e Política
 3.2. Cultura e mudança: aspetos teóricos da Mudança Cultural e criatividade
 3.3. Características da Mudança Cultural nas Sociedades Contemporâneas
 3.3.1. Auto-reflexividade da Cultura
 3.3.2, Cultura Global e Multiculturalismo
Bibliografia / Fontes de Informação:
Benedict, R. (s.d.). Padrões de cultura. Lisboa: Livros do Brasil.
 Bernardi, B. (1974). Introdução aos Estudos Etno-Antropológicos. Vila Nova de Gaia: Edições 70
 Breton, Y. (1981). L'Anthropologie Sociale et les sociétés de pêcheurs: réflexions sur la naissance d?un sous-champ disciplinaire, Anthropologie et Sociétés, 1981, vol.5, 1: 7-27.
 Cuche, D. (2003). A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Coimbra: Pé de Página.
 Damásio, A. (2017) A estranha ordem das coisas. Lisboa: Círculo de Leitores.
 Geertz, C. (1978). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar.
 Titiev, M. (1992). Introdução à antropologia cultural. Serviço da Educação, 7.ª ed., F. C. Gulbenkian.
 Xavier, J.B. (2016) Cultura na vida de todos os dias. Porto: Porto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Regime de avaliação:
 a) Avaliação periódica - Constituída por duas provas escritas. (Ponderação 70%)
 b) Avaliação contínua - Trabalhos escritos com apresentação oral (Ponderação 20%); Intervenções críticas nas aulas. (Ponderação 10%).
 Nota ? 1. A avaliação periódica está condicionado a 75% de presenças às aulas.
 2.A Classificação obtida pela avaliação contínua não pode ser recuperada em exame de recurso
 
                