Disciplina: Módulo III.I.

Área Científica:

Ciências Médicas

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de demonstrar estar sensibilizado para a importância dos seguintes aspetos nos diversos contextos do exercício profissional (hospital, centro de saúde, e comunidade):

Pessoa humana em função da sua individualidade, resiliência e vulnerabilidade na saúde e na doença.

Perspetiva multicultural para reconhecer, compreender e respeitar a diferença na sociedade.

Competência do futuro médico, nomeadamente no que concerne à comunicação, relação, ética e cultura científica.

Atuação do futuro médico enquanto clínico, educador e agente de progresso na sociedade.


Responsabilidade do futuro médico, reconhecendo o impacto da sua intervenção na pessoa e no seu contexto.

Conteúdos / Programa:

Os conteúdos foram definidos com vista à prossecução dos objetivos definidos e organizam-se em torno de quatro grandes áreas temáticas sempre consideradas numa perspetiva de responsabilidade global:

1. Pressupostos básicos da profissão médica assentes em três dimensões fundamentais: o ser pessoa, o ser médico e o ser doente, que serão abordadas com um enquadramento multidisciplinar de caráter filosófico, sociológico, antropológico, psicológico, económico, ecológico e político

2. Fundamentos da intervenção médica polarizada em três aspetos fundamentais: O saber, o saber fazer e o saber estar, com a especificação das principais áreas da intervenção clínica - prevenir, cuidar, curar e paliar - bem com a referenciação das várias funções do médico, atual e futuro, enquanto clínico (cuidados primários, secundários, terciários), educador, investigador e gestor. O ato médico num contexto individual e de grupo ao longo da vida

3. Responsabilidade médica na intervenção clínica e de cidadania, na sua interface com a justiça, com a educação e com o ambiente

4. Desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fernandes, J.F. (2009). ?Confiança: a relação médico-doente e a medicina de
hoje? in Nó Górdio ? a cumplicidade escondida. (pp. 65-75). Lisboa: Almedina;

Barbosa A. (2010). Sofrimento. In A. Barbosa & I.G. Neto (Eds.) Manual de
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Eric J., Cassel M.D. (1982). The Nature of Suffering and the Goals of Medicine.
The New England Journal of Medicine, Vol. 306 (11, 18 Mar), 639-645.

Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948, 10 de Dezembro ?
adoptada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na sua Resolução 217ª
(III).


Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes (1968) ? No quadro legislativo da
Saúde são estabelecidos direitos mais específicos, nomeadamente na Lei de
Bases da Saúde (Lei 48/90, de 24 de Agosto) e no Estatuto Hospitalar
(Decreto-Lei n.º 48 357, de 27 de Abril).


Carta dos Direitos do Doente Internado ? especificação da Carta dos Direitos e
Deveres dos Doentes, publicada pelo Ministério da Saúde e posteriormente,
pela Direcção-Geral da Saúde e pela Comissão de Humanização.

Gawande, A. (2009) Ser Bom Não Chega. Ed. Lua de Papel.
Domingues, N.E.. Branco, J.C. (2008). Viver Com Fibromialgia. Lisboa: Ed.
Gradiva.


Kleinman, A. (1988). The illness narratives: suffering, healing and the human
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Barbosa, A., (1999). A comunicação com o doente terminal. In J. Gomes-Pedro,
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Corney R. (1996). O Desenvolvimento das Perícias de Comunicação e
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Enelow, A.J., Forde, D.L.. Brummel-Smith, K. (1999). Entrevista Clínica e
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Antunes, J.L. (2002). A Cidadela em Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios.
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Stivers T. Physician-child interaction: When children answer physicians'
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Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação final que atesta a concretização dos objetivos definidos para o Módulo III.I é expressa numa classificação de 0 a 20 valores, com base nos seguintes parâmetros:

1 - Apresentação no seminário de partilha de experiências (máximo 4 valores)

Participação/Apresentação no seminário de partilha de experiências (Avaliação em grupo). A apresentação será avaliada de acordo com os seguintes critérios:

− Assimilação da experiência proporcionada pela visita presencial ou virtual e sua relevância na formação pessoal e médica;

− Pertinência da mensagem relativamente aos objetivos definidos para o Módulo III.I;

− Expressão e clareza na transmissão dessa mensagem; − Criatividade.

- A presença na referida sessão para os elementos do grupo é obrigatória, pelo que uma falta implica a penalização de 1 valor na classificação final.

- O atraso ou não envio das questões implica a penalização de 1 valor na classificação final de todos os elementos do grupo.

2 - Trabalho de campo/relatório (máximo 8 valores)

Será avaliado segundo os seguintes critérios:

− Integração de conhecimentos abordados no Módulo III.I;

− Capacidade reflexiva e crítica;

− Legibilidade, correção e clareza do texto.

- Caso haja uma informação negativa do grupo, ou de algum dos seus elementos, a respetiva classificação será penalizada em 1 ou mais valores de acordo com a informação recebida.

- A entrega do suporte audiovisual relativo à apresentação do grupo no seminário de partilha de experiências e do relatório individual deve ser feita obrigatoriamente dentro dos prazos estabelecidos. O não cumprimento destes prazos implica uma penalização de 1 valor na respetiva classificação.

3 - Exame final escrito (máximo 8 valores)

Duração máxima da prova é de 60 minutos − O valor de cada pergunta é comunicado aos alunos antes do exame

Nota: Para ser aprovado o aluno tem de obter pelo menos 50% da cotação em cada um dos parâmetros.

Atividades de presença obrigatória - 5 aulas dedicadas à Medicina Centrada na Relação - Dinamização antecipada de uma aula teórica (fórum de discussão) /presença na sessão (data definida pelo secretariado para cada grupo) - 2 Visitas educacionais às instituições de intervenção social - 1 Seminário de partilha de experiências - Uma falta a qualquer destas atividades obrigatórias, sem justificação válida, invalida a realização do Módulo III.I.