Disciplina: Educação, Desenvolvimento e Migrações

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

23 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender as dinâmicas socioculturais das sociedades globais contemporâneas.
2 - Adquirir ferramentas conceptuais que possibilitem uma compreensão dos processos culturais, identitários e de relação intercultural.
3 - Desenvolver uma atitude crítica relativamente a toda e qualquer forma de etnocentrismo
4 - Favorecer uma compreensão descentrada e relativa da própria identidade cultural.
5 - Compreender as migrações atuais, em particular, as resultantes das mudanças climáticas, sociais e políticas.
6 - Refletir sobre os principais problemas, impactos e desafios associados às migrações.
7 - Projetar a diversidade cultural e social como uma fonte de desenvolvimento das comunidades.
8 - Reconhecer formas fluídas e híbridas de relações culturais e sociais na contemporaneidade.
9 - Conhecer as condições de possibilidade da construção de comunidades interculturais.
10 - Refletir criticamente acerca da educação intercultural.

Conteúdos / Programa:

1 - Diversidade cultural e sociedades multiculturais Tensões e diálogo entre o global e o local Heterogeneidade das sociedades
2 - Etnicidade, identidades e interculturalidade Cultura, etnicidade e estrutura social Processos sociais de construção de identidades/alteridades A representação do Outro em contextos de diversidade cultural Atitudes em relação ao Outro Posições sobre a diversidade cultural.
3 - Migrações, diversidade étnico-cultural, comunidades interculturais e transnacionalismo Os fluxos migratórios Inter-etnicidades, miscigenação e hibridação cultural Comunidades interculturais Migrações, nacionalismos e transnacionalismo
4 - Migrações, diversidade étnico-cultural, comunidades interculturais e transnacionalismo Os fluxos migratórios Inter-etnicidades, miscigenação e hibridação cultural Comunidades interculturais Migrações, nacionalismos e transnacionalismo

Bibliografia / Fontes de Informação:

André, J. M. , 2012 , Multiculturalidade, identidades e mestiçagem: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião. , Palimage
Castles, S. , 2005 , Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios. , Fim de Século
Comissão Europeia , 2019 , Demographic Scenarios for the UE: Migration, Population and Education. , Publications office of the European Union
Gimeno Sacristán, J. , 2003 , Educar e Conviver na Cultura Global , ASA
Ramos, N. , 2007 , Sociedades multiculturais, interculturalidade e educação. Desafios pedagógicos, comunicacionais e políticos. , Revista Portuguesa de Pedagogia
Silva, M. C & Sobral, J. M. (orgs.). , 2013 , Etnicidade, Nacionalismo e Racismo. Migrações, Minorias Étnicas e Contextos Escolares , Afrontamento
Sousa, J. M. , 2015 , O currículo e a identidade cultural. In J. C. Morgado et all (Ed.), Currículo, internacionalização e cosmopolitismo , De Facto

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino adapta-se à organização das aulas teórico-práticas, de seminário e de orientação tutorial, promovendo um envolvimento mais efetivo do estudante no seu próprio processo de aprendizagem. Além da exposição oral e da clarificação de conceitos pelo docente privilegia-se o uso de metodologias ativas e reflexivas como vias para a construção de conhecimento e investigação pelo próprio estudante. Deste modo, fomentar-se-á a discussão de ideias com base na leitura prévia de textos, artigos, de capítulos de livros ou na análise de casos práticos bem como a apresentação e discussão de trabalhos individuais e/ou de grupo, visando desenvolver e avaliar as competências reflexivas, dedutivas e discursivas, e desenhando um "manual de boas práticas de migração". A avaliação contempla as atividades propostas (20%), a elaboração de um trabalho individual escrito seguindo a metodologia de projeto (50%), sua apresentação oral e discussão (30%).