Disciplina: Ética e Deontologia Profissional Docente

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar a dimensão ética do ato educativo
2 - Distinguir Ética e a Moral
3 - Compreender o problema do sentido
4 - Compreensão a dimensão ético-política da educação
5 - Compreender conceitos básicos de axiologia educacional
6 - Compreender a ética como um ato educativo e a educação como um ato ético.
7 - Analisar o conceito de educação para a cidadania

Conteúdos / Programa:

1 - A rede conceptual da ação
2 - Ética, Moral e Deontologia
3 - A Ética e a Política
4 - Valor como rutura
5 - Direitos e Deveres - Sociedade e Pessoa
6 - O direito à diferença
7 - Liberdade e Responsabilidade / (In)Determinismo
8 - Deontologia e consciência moral
9 - Ética aristotélica: virtudes noéticas e dianoéticas
10 - Desenvolvimento moral ? os estádios éticos em Kierkegaard
11 - Niilismo educativo e o dever kantiano
12 - Dever e cidadania
13 - Educação negativa
14 - O lugar da paideia na educação contemporânea
15 - A escola enquanto Aparelho Ideológico do Estado
16 - Análise axiológica da LBSE
17 - Perfil ético de um educador: amoralismo, moralismo ou imoralismo?

Bibliografia / Fontes de Informação:

Arendt, H. et al. , 2000 , Quatro Textos Excêntricos , Lisboa: Relógio D?Água
Platão , 1972 , Apologia de Sócrates , Lisboa: Ed. Verbo
Bom, L. & Brás, J. V. , 2001 , Problemas de Identidade Académica e Profissional da Educação Física na Vertigem Pós-Moderna. , Horizonte. Revista de Educação Física e Desporto, 98
ARISTÓTELES. , 2004 , Ética a Nicómaco , Lisboa: Quetzal Ed.
BEAUTÉ, Jean , 2004 , Courants de la pédagogie contemporaine. , Lyon : Chronique Sociale.
CAMARGO, M. , 2005 , Fundamentos da Ética Geral e Profissional , Petrópolis. Vozes Ed.
CAMUS, A. , 2005 , O Mito de Sísifo ? Ensaio Sobre o Absurdo. , Lisboa: Editora Livros do Brasil
CARDIA, M. S. , 1992 , Ética I: Estrutura da Moralidade , Lisboa: Presença.
JASPERS, K. , 1966 , Iniciação Filosófica , Lisboa : Guimarães Editores
KANT, I. , 1994 , Crítica da Razão Prática. , Lisboa:
KIERKEGAARD, S. , 2002 , Diário de um sedutor , Brasil : Martin Claret Ed
KIERKEGAARD, S. , s/d , O conceito de Angústia , Lisboa : Editorial Presença
NIETZSCHE, F. , 1997 , A Genealogia da Moral , Lisboa : Editorial Presença
NIETZSCHE, F. , 1997 , A Genealogia da Moral , Lisboa: Guimarães Editores
NIETZSCHE, F. , 1974 , A Origem da Tragédia , Lisboa: Guimarães Editores
SARTRE, J.P. , 1981 , O Existencialismo é um Humanismo , Lisboa. Ed. Presença*
SATRE, J.P. , 2003 , A Náusea. , Porto: Colecção Mil Folhas Público
SINGER, P. , 2002 , Ética prática , Lisboa: Gradiva.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Uso de metodologias ativas e reflexivas. Problema Based Learning. 2. Modelo analítico e sequencial sustentado na PPO. 3. Modelo Hermenêutico. 4. Desconstrucionismo. 5. Modelo não diretivo. 6. Modelo dialógico. 7. Modelo analítico. 8. Modelo crítico. A avaliação da aprendizagem dos alunos, além da observação direta da participação de cada um nas atividades da sala de aula, baseia-se na capacidade de busca autónoma de informação, fundamentação teórica e apresentação formal de um trabalho individual escrito sobre um autor crítico ou um movimento, com um formato de artigo académico, tendo em vista o treino necessário para a elaboração posterior da dissertação, conhecendo previamente os critérios e as ponderações da avaliação sumativa a que serão submetidos.