Disciplina: Tópicos de Investigação em Estudos Regionais e Locais

Área Científica:

Humanidades

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Elaborar um projecto de dissertação/trabalho de projecto/ relatório de estágio no âmbito dos Estudos Regionais e Locais, escolhendo uma temática relevante no âmbito do mestrado, em função dos tópicos a indicar pelos docentes.
2 - Planificar para desenvolver um projecto de dissertação/trabalho de projecto/ relatório de estágio, visando uma aplicação original de conhecimentos e competências adquiridos.
3 - Descrever os vários aspectos de um projecto de dissertação/ relatório de estágio/ trabalho de projecto, tendo em conta a temática, os objectivos e a metodologia escolhida.
4 - Apresentar o projecto de dissertação/trabalho de projecto/ relatório de estágio

Conteúdos / Programa:

1 - Metodologia (25%) ? 5% para quem dirige o curso e 20% a dividir pelos docentes 1.1. Como elaborar um projecto de investigação em Estudos Regionais e Locais? 1.2. As modalidades: dissertação, relatório de estágio ou trabalho de projecto.
2 - Seminários (75%) ? a dividir pelos docentes para apresentarem as suas propostas 2.1. Apresentação dos tópicos de investigação 2.2. Elaboração do projecto de investigação em Estudos Regionais e Locais 2.1. Apresentação dos tópicos de investigação 2.2. Elaboração do projecto de investigação em Estudos Regionais e Locais

Bibliografia / Fontes de Informação:

C. S. Baptista, M. J. Sousa , 2011 , Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios Segundo Bolonha, , Pactor Editor
J. E. Carvalho , 2009 , Metodologia do Trabalho Científico , Escolar Editora
A. C. Gil , 2009 , Como Elaborar Projetos de Pesquisa , Atlas

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino consistirá em aulas teóricas e práticas de discussão de temas, conceitos, metodologias, planos e projectos, bem como em seminários temáticos. Poderão convidar-se coordenadores de linhas de estudo de centros de investigação e docentes que pertencem a projectos de investigação desenvolvidos em conjunto com outras universidades nacionais e internacionais, assim como entidades públicas e privadas exteriores à Universidade, com as quais serão estabelecidos protocolos de estágio, para acolherem os estudantes, mas também para incentivarem e apoiarem trabalhos de projecto e a proposta de dissertação. A avaliação será constituída pela apresentação e discussão do plano de trabalho (50%) e pelo trabalho individual final, que consistirá na elaboração escrita e na exposição oral do projecto de dissertação, trabalho de projecto ou proposta de estágio (50%).