Disciplina: Metodologias de Investigação

Área Científica:

Ciências Sociais

HORAS CONTACTO:

34 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimento base ao nível da investigação que permita a realização de pesquisas autónomas, quer seja a nível profissional, quer seja para fins de dissertação de mestrado;
2 - Conhecer e aplicar métodos de trabalho científico e formas de redação de artigos/relatórios científicos;
3 - Aplicar métodos qualitativos e quantitativos utilizados em investigação científica no Turismo;
4 - Conhecer e aplicar as principais técnicas de amostragem e conceitos de recolha de dados;
5 - Desenvolver conceitos de conceção e organização de questionários;
6 - Realizar e analisar criticamente o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências e respetiva interpretação de resultados;
7 - Utilizar aplicações informáticas adequadas às dinâmicas da produção científica no Turismo.
8 - Conhecer novas metodologias de mineração de dados, em particular as que operam com a informação online.

Conteúdos / Programa:

1 - Objetivos e características da metodologia científica;
2 - Identificação de um tema Investigação;
3 - Revisão da literatura;
4 - Definição do quadro conceptual e hipóteses;
5 - Elementos do desenho do estudo empírico;
6 - Métodos de amostragem e recolha de dados;
7 - Construção de inquéritos;
8 - O uso das TIC na investigação e na mineração de dados;
9 - Tratamento de Dados;
10 - Relatório de Investigação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Babbie, E. , 2004 , The Practice of social research. 10th ed. , Wadsworth Thomson
Bryman, A. , 2008 , Social Research Methods. 3rd Ed. , Oxford University Press Inc.
Creswell, J. W. , 2003 , Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 2nd ed. , Sage Publications
Han, J., Kamber, M., & Pei, J. , 2012 , Data Mining Concepts and Techniques. 3rd ed. , University of Illinois at Urbana?Champaign
Hart, C. , 2001 , Doing a Literature Search: a comprehensive guide for the social sciences , Sage Publications
Hill, M. M.; Hill, A. , 2000 , Investigação por Questionário , Edições Sílabo
IBM - SPSS 24 , 2017 , Guia do Usuário do Sistema Principal do IBM SPSS Statistics 24 , IBM
MAXQDA 12 , 2016 , Guia de Introdução. VERBI Software , Consult. Sozialforschung. GmbH
Silva, A. S.; Pinto, J. M. , 1986 , Metodologia das Ciências Sociais , Edições Afrontamento
Dencker, A. F. M. , 2004 , Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo , Editora Futura
Gallego, J. C., Brito, J. G., RojaS, A. V. , 2003 , Análisis Empírico de la Demanda Turística , Editorial Centro de Estudios Ramón Areces
Nogales, Á. F. , 2004 , Investigación y Técnicas de Mercado. 2ª ed. , ESIC Editorial
Pereira, A. , 1999 , SPSS. Guia Prático de Utilização , Edições Sílabo
Pestana, M. H., Gageiro, J. N. , 1998 , Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS , Edições Sílabo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Avaliação Contínua: Relatório de análise de artigo (A), trabalho individual, de análise crítica a artigo científico indexado do ponto de vista dos métodos e meios versados nas aulas; Participação (P), individualmente ou em grupo em atividades a desenvolver e/ou a apresentar em aula; Trabalho de investigação (T) (em grupo ou individual). O T será efetuado com dados reais e implicará o recurso aos métodos e meios computacionais versados nas aulas. O T será realizado e apresentado/entregue por fases que serão estabelecidas no calendário de avaliação contínua. Na avaliação periódica a componente P será substituída por apresentação e discussão de um exercício/trabalho a combinar entre a docente e os estudantes submetidos a este tipo de avaliação. Avaliação por Exame: Análise de artigo (A), trabalho, individual, de análise crítica a artigo científico indexado, do ponto de vista dos métodos e meios versados nas aulas; Prova escrita teórico-prática (Pe), presencial, individual e sem consulta

Corpo Docente:

Docente