Disciplina: Linguística Comparada

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação científica na área da linguística, nomeadamente, competências de definição de objetos de estudo adequadas, de seleção e recolha de corpora com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas, de análise crítica, processamento e interpretação das informações.
2 - Obter os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise, no sentido de desenvolver capacidades de aprendizagem, escolha crítica e reflexão que permitam uma aplicação adequada dos saberes adquiridos na elaboração de uma tese/um projeto de mestrado.
3 - Compreender o dinamismo das línguas do ponto de vista da perspetiva histórica.
4 - Confrontar as especificidades da língua portuguesa com as suas correspondências em outras línguas (p. ex. no alemão, espanhol, inglês).

Conteúdos / Programa:

1 - Linguística comparada, contrastiva, histórica e tipológica (e universalista).
2 - História da linguística contrastiva, strong claim, weak claim, equivalência, conceito semântico (tertium comparationis), interferência (interlinguística, intralinguística, backlash interference, interferência proactiva).
3 - Análise contrastiva morfológica, fonética, sintática, semântica e lexicográfica.
4 - Apresentação de projetos linguísticos contrastivos.
5 - Novas tendências na análise contrastiva.
6 - Linguística cognitiva contrastiva.
7 - Pragmática contrastiva.
8 - Quo vadis Linguística Contrastiva? Do contrastivo ao intercultural
9 - Temas escolhidos pelos estudantes

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Franco Barros, M. , 2020 , "Pseudónimos ou nomes reais? Breve análise linguística de nicknames de utilizadores espanhóis nos média sociais e comparação com nicknames de utilizadores alemães e portugueses". In S. Mateus/ J. Pinheiro/ M. Franco Barros (eds.). , Universidade da Madeira/SOPCOM
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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular está dividida em duas partes, cada uma é lecionada por um professor. A primeira parte tem como conteúdos programáticos o 1-4 e é lecionada pelo Doutor Mario Franco Barros, tendo a segunda parte como conteúdos programáticos o 5-9, sendo lecionada pela Doutora Svetlana Kurtes. As primeiras aulas são tendencialmente mais expositivas, embora sempre teórico-práticas com vista à revisão de noções básicas que já estejam esquecidas por parte de alguns mestrandos. Seguir-se-á a aprendizagem de novos conceitos. No entanto, haverá sempre interação dos estudantes com os professores e dos estudantes entre si, de forma a promover o diálogo e a aquisição dos conceitos em apreço. No fim das aulas teórico-práticas, haverá o acompanhamento tutorial por parte dos professores com vista a acompanhar os mestrandos na preparação de um trabalho escrito e uma apresentação oral. Cada um dos trabalhos corresponde a 50% da nota final. A classificação final será a média aritmética dos dois.

Regente da Disciplina:

Mario Franco Barros

Corpo Docente:

Svetlana Kurtes
Docente