Disciplina: Espaço Europeu: Literaturas, Culturas e Diversidade

Área Científica:

Literatura e Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Geral - Aprofundar a consciência analítica da identidade e alteridade no âmbito dos estudos culturais europeus, tendo presente a pluralidade e a interacção das literaturas e culturas europeias.
2. - Identificar o conceito de espaço europeu recorrendo a uma abordagem crítica das noções de mobilidade, diversidade e das dinâmicas nacionais e transnacionais (Específico).
3. - Descrever temas, motivos e mitos das Literaturas e Culturas Europeias (Específico).
4. - Analisar o conceito de cosmopolitismo enquanto encontro e descoberta da identidade e alteridade europeia (Específico).
5. - Realizar investigação e redacção de trabalhos científicos de nível pós-graduado na área da Literatura e Cultura, na sua relação com outras culturas europeias (Específico).

Conteúdos / Programa:

1. - Literatura, Cultura e Diversidade: Sentidos, encontros e conflitos
1.1. - Europa: Entre a Identidade Cultural e o Multiculturalismo
1.2. - Relações entre escrita e o contexto histórico, político e sociocultural na Europa dos nossos dias
2. - Imagologia e Comparatismo: Representações da identidade e da alteridade
2.1. - Presenças temáticas nas Literaturas e Culturas Europeias
2.1.1. - Viagem e Cosmopolitismo
2.2.2. - Dos percursos míticos, ficcionais e poéticos às viagens "reais"
3. - Legibilidade da Cidade moderna: as novas personagens urbanas (flâneur, detective)
3.1. - A escrita fragmentária da grande cidade
3.2. - Memória cultural e representação identitária na cidade.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Helena Buescu , 2013 , Experiência do incomum e boa vizinhança. Literatura comparada e literatura-mundo , Porto: Porto Editora
Edgar Morin , 2005 , Culture et barbarie européennes , Paris: Bayard
Vasco Graça Moura , 2013 , A Identidade Cultural Europeia , Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, Colecção: Ensaios da Fundação.
Adrien Pasquali , 1994 , Le tour des horizons. Critique et récits de voyage , Paris: Klincksieck
Maria Manuela Tavares Ribeiro (coord.) , 2002 , Identidade Europeia e Multiculturalismo Coimbra: Quarteto , Coimbra: Quarteto
Maria Manuela Tavares Ribeiro (coord.) , 2010 , maginar a Europa (Estudos sobre a Europa; 7) , Coimbra: Almedina
Maria Alzira Seixo , 1997 , A viagem na Literatura , Lisboa: Publicações Europa-América
Haun Saussy , 2006 , Comparative Literature in a age of globalization , John Hopkins University Press
Galin Tihanov , 2013 , Narrativas do Exílio. Cosmopolitismo além da imaginação liberal , São Carlos: Pedro & João Editores
Isabel Capeloa Gil (coord.) , 2009 , Identidade Europeia: identidades na Europa , Lisboa: Universidade Católica Editora
Helena Carvalhão Buescu, Cristina Almeida Ribeiro, Maria Graciete Silva, Simão Valente (coord.) , 2018 , Literatura-Mundo Comparada, Perspectivas em Português - O Mundo Lido: Europa, Parte II, Vols. 3 e 4 , Lisboa: Tinta da China
Zygmunt Bauman , 2001 , Modernidade Líquida (Trad. Plínio Dentzien) , Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor
Jean-Louis Backès , 2012 , A literatura Europeia (Tradução de L. C. Feio. Lisboa: Instituto Piaget. , Instituto Piaget
Eduardo Lourenço , 2001 , A Europa desencantada Para uma mitologia europeia , Lisboa: Gradiva
MACEDO, Ana Gabriela, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura , 2016 , Outros Mapas. Linguagem, Migração , Diáspora: Vila Nova de Famalicão: Edições Humus
Maria Manuela Tavares Ribeiro (coord.) , 2002 , Identidade Europeia e Multiculturalismo. , Coimbra: Quarteto

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A leccionação do programa incide em sessões que combinam as componentes teórica e prática - a exposição teórica é consolidada com trabalho prático, mediante a problematização e debate sobre questões conceptuais para uma melhor compreensão dos conteúdos através de actividades de pesquisa individual e em grupo. São realizadas actividades de análise prática de textos e de síntese propícias à discussão conjunta, à partilha de ideias e à problematização. A Avaliação será constituída por dois momentos, com igual ponderação de 50%: - Trabalho escrito de investigação e uma exposição oral.