Disciplina: Projeto de Investigação

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

84 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Desenvolver competências de investigação e realizar um projeto de investigação, no âmbito do saber, mas sobretudo do saber-fazer. No final desta UC, para além de conhecerem as linhas de investigaçãodos docentes do mestrado, espera-se que o aluno adquira competências que lhe permita:
1.1. - Descrever e caracterizar os diferentes passos do seu projeto de investigação;
1.2 - Conhecer e aplicar as principais técnicas de pesquisa e revisão da literatura;
1.3 - Identificar e definir os constructos teóricos no âmbito de uma dada temática, bem como as principais necessidades de investigação nesse domínio;
1.4 - Identificar a estratégia de investigação e os métodos de recolha e análise de dados adequados ao problema e aos objetivos do seu estudo;
1.5 - Desenvolver um conjunto de competências de comunicação oral e escrita em termos científicos;
1.6 - Familiarizar-se com os principais indicadores de produção científica;
1.7 - Redigir e apresentar oralmente um projeto de investigação.

Conteúdos / Programa:

1. - Apresentação dos diferentes grupos de investigação e projetos em curso dos docentes.
2. - Técnicas de pesquisa e de revisão da literatura
3. - Técnicas de comunicação oral e escrita
4. - Normas da APA
5. - Indicadores de produção científica
6. - Elaboração do projeto de investigação:
6.1 - Definição do problema,
6.2 - Descrição dos modelos teóricos e/ou estudos empíricos relevantes
6.3 - Definição das questões de investigação, variáveis e objetivos,
6.4 - Formulação e operacionalização das hipóteses
6.5 - Metodologia (amostragem, instrumentos, procedimentos e plano de análise)
6.6 - Referências bibliográficas
6.7 - Cronograma

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, L., & Freire, T. , 2010 , Metodologia da investigação em psicologia e educação (5.ª ed.) , Braga: Psiquilíbrios
Moreira, J.M. , 2004 , Questionários: Teoria e Prática , Coimbra: Almedina
APA , 2020 , Publication Manual of the American Psychological Association, 7th ed, , APA
Breakwell, G., Hammond, S., Fife-Schaw, C. & Smith, J. A. (Eds.) , 2012 , Research Methods in Psychology (4th ed). , Sage Publications Ltd.
Field, A. , 2013 , Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics (4th ed). , Sage Publications.
OLeary, Z. , 2021 , The Essential Guide to Doing Your Research Project , SAGE.
Schweigert, Wendy A. , 2021 , Research Methods in Psychology: A Handbook, Fourth Edition, , Waveland Press
Willing, C. & Stainton-Rogers, W. , 2008 , The SAGE handbook of qualitative research in Psychology, , SAGE

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas expositivas, ativas e interativas (Aulas Teórico-práticas), incluindo os Seminários Temáticos da área da Psicologia e áreas congéneres à Psicologia Clínica, Saúde e Bem-estar, com recurso ao Laboratório de Psicologia e Testoteca, bem como às instituições e departamentos/laboratórios parceirosdentro e fora da UMa; Leituras orientadas de artigos de investigação; Discussão de grupo orientada; Resolução e análise de casos práticos; Acompanhamento de análises de dados e de escrita científica. A avaliação desta unidade curricular assenta na participação e envolvimento do aluno nas reuniões do grupo de investigação e na apresentação de uma proposta de projeto de investigação. As ponderações de cada uma das componentes de avaliação (recuperáveis na época de recurso) na nota final são as seguintes: (i) apresentação e defesa oral do projeto (40%); (ii) proposta do projeto de investigação (relatório escrito) (30% revisão da literatura + 30% parte empírica)