Disciplina: Gestão e Conservação dos Solos
Área Científica:
Produção Agrícola e Animal
HORAS CONTACTO:
57 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Apurar sobre a produtividade e fertilidade de um solo de acordo com a caracterização do seu perfil.
Diagnosticar a necessidade de fertilização.
Analisar e diagnosticar a constituição de solos e carências nutritivas, a importância dos correctivos orgânicos, a importância da correcção do pH do solo, calcular as quantidade de correctivo a aplicar orgânicos e/ou minerais.
Identificar o tipo de solo e seleccionar a alfaia e/ou a operação de mobilização do solo adequada à preparação do terreno bem como a melhor cultura a instalar.
Descrever e identificar a origem e tipo de erosão, calcular os prejuízos causados pela erosão e aplicar métodos e técnicas de conservação do solo.
Determinar o tipo e quantidade de fertilizante a aplicar segundo a lista de fertilizantes recomendados. Medidas ecológicas na aplicação dos adubos e efeitos.
Dominar as operações culturais associadas à instalação, manutenção e aproveitamento de uma cultura forrageira ou de culturas com diferentes especificidades.
Conteúdos / Programa:
Pedologia aplicada: diagnóstico de solos e recomendações de fertilização. Elementos essenciais à nutrição das plantas e o seu papel na fertilidade dos solos. Participação dos microrganismos no balanço nutricional e na manutenção da fertilidade dos solos. Análise química e correcções de solos. Fertilização e poluição: noções básicas de adubações orgânicas e minerais, fertilizantes recomendados. Utilização de fertilizantes em agricultura biológica. Riscos de poluição e contaminação ambiental. Solos da RAM. Tecnologia do solo. Gestão do solo. Erosão e conservação de solos: diagnóstico e prevenção, metodologias de conservação de solos. Uso e sustentabilidade do solo. Técnicas agro-ecológicas de manejo do solo: rotatividade de culturas, consociações, adubos verdes e cobertura de solos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Costa, A.S.V. (1988). Elementos sobre Fertilidade do Solo e Fertilização. Lisboa: Edição do Direcção Geral de Planeamento e Agricultura, 1988.
Costa, J.B. (1973). Caracterização e Constituição do Solo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
De Varennes, A. (2003). Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar Editora. Lisboa.
Ferreira, J. (2009). As Bases da Agricultura Biológica ?Tomo I ? Produção Vegetal. EDIBIO, Edições, Lda, 531 pp.
Indrio, F. (1995) Agricultura Biológica. Mem Martins: Publicações Europa América.
Mengel, K.E., Kirby, E.A. (1987). Principles of plant nutrition. 4ªEd. International Potash Institute. Berna.
Rodet, J.C. (2004). Agricultura Biológica, Uma Opção Inteligente. Lisboa: Luís F. Freitas.
Santos, J.Q. (1996). Fertilização. Fundamentos da utilização de adubos e correctivos. Publicações Europa-América. Lisboa.
Métodos e Critérios de Avaliação:
1. Apreciação qualitativa do desempenho individual e colectivo
2. Avaliação sumativa:
2.1 Teste escrito teórico-prático - 40%
2.2 Prática de campo - 60%