Disciplina: Natação I
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Identificar e interpretar os fundamentos dos movimentos das técnicas de natação pura.
- Caracterizar os princípios do movimento no meio aquático.
- Conhecer as características físicas do meio aquático e suas diferenças com o meio terrestre.
- Identificar e relacionar os diferentes domínios com a aquisição e desenvolvimento da adaptação ao meio aquático.
- Conhecer, planear e desenvolver os critérios fundamentais para a aquisição de habilidades motoras aquáticas básicas da natação.
- Compreender os princípios físicos básicos de flutuação, equilíbrio, resistência e propulsão na introdução às técnicas da natação pura.
- Identificar e descrever as regras de segurança nos espaços aquáticos.
- Descrever os procedimentos básicos de socorrismo.
- Identificar e descrever as técnicas básicas de salvamento.
Conteúdos / Programa:
A) Adaptação ao Meio Aquático
- Fundamentos de mecânica de fluidos
- Habilidades motoras aquáticas básicas da natação
- Metodologia específica
B) Natação para Bebés
- Desenvolvimento do bebé
- Metodologia específica
C) Técnica e Didática Específica de natação pura
- Técnica de crol
- Técnica de costas
D) Técnica e Didática Específica de saltos para a água
- Caracterização da disciplina
- Técnicas específicas
E) Salvamento Aquático
- Segurança aquática
- Salvamento aquático
Bibliografia / Fontes de Informação:
Barbosa, T. & Queirós, T. (2004). Ensino da natação: Uma perspetiva metodológica para a abordagem das habilidades motoras básicas. Xistarca. Lisboa.
Barbosa, T., Costa, M., Marinho, D., Queirós, T., Costa, A., Cardoso, L., Machado, J. & Silva A. (2015). Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico em natação. Versão Completa ? Plano estratégico ? 2014/2024. Lisboa: Federação Portuguesa de Natação.
Conceição, A., Garrido, N., Marinho, D., Costa, A., Barbosa, T., Louro, H., Reis, V., Ferraz, C. & Silva, A. (2011). As técnicas alternadas em natação pura desportiva: Modelo Biomecânico, Modelo Técnico, Modelo de Ensino. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano.
Louro, H., Garrido, N., Ferraz, P., Marinho, D., Conceição, A., Neto, J., Tolentino, T., Barbosa, T. & Silva, A. (2009). As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: Modelo Biomecânico, Modelo Técnico, Modelo de Ensino. Minas Gerais: Unimontes.
Maglischo, E. (2003). Swimming Fastest. Champaign, IL: Human Kinetics.
Silva, A., Marinho, D., Machado, J., Campaniço, J., Gil, M., Costa, M., ? Barbosa T. (2016). Política desportiva FPN ? Natação Pura. Plano estratégico ? 2014/2024. Volume 8. Lisboa: Federação Portuguesa de Natação.
Valdivielso, F., Ureña, G. & Vegas, M. (2012). Cómo nadar bien. Madrid: EDITEC RED.
Métodos e Critérios de Avaliação: