Disciplina: Sistemática do DesportoIV-Basquetebol

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Proporcionar aos alunos uma visão global do basquetebol;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo, de forma a atingirem uma competência mínima, no que se refere à motricidade específica do basquetebol.

Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de treinador de Minibasquete, de Sub-14 e e/ou Sub-16 masculinos e femininos, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos atletas e equipas; 

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa de Minibasquete, de Sub-14 e e/ou Sub-16 masculinos e femininos, em provas oficiais da modalidade; 

Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa), nos jogos de Minibasquete e Sub-14, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos próprios e dos atletas e equipas; 

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa) na competição de Minibasquete e/ou Sub-14, em provas oficiais da modalidade; 

Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo; 

Revelar capacidade de iniciativa e de inovação quer no treino quer no jogo; 

Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda; 

Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do basquetebol; 

Planear e gerir o processo de treino desportivo no basquetebol;

Avaliar, planear e organizar sessões de treino e de competição para diferentes grupos no basquetebol; 

Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino e de jogo.  

Conteúdos / Programa:

1. Caracterização do jogo: conceitos introdutórios e regulamentares

2. Saber treinar

2.1. A intervenção do treinador

2.2. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos de treino

3. Conceitos do jogo

3.1. Fases do jogo de basquetebol e seus objetivos

3.2. Terminologia específica da modalidade

3.3. Simbologia específica da modadlidade

3.3. Referências do terreno de jogo

4. Arbitragem

4.1. Aspetos administrativos

4.2. Pedagogia da arbitragem

4.3. Regras oficiais de jogo e técnica de arbitragem

4.4. Gestão e comunicação do jogo

4.4. Boletim de jogo e cronometragem

5. Como iniciar o ensino do jogo

5.1. Objetivos de aprendizagem

5.2. Caracterização do jogo dos principiantes

5.3. Princípios estruturantes do jogo (defesa e ataque)

5.4. Avaliação inicial do nível de jogo e diagnóstico

6. Minibasquete

6.1. Objetivos de aprendizagem

6.2. Desenvolvimento dos conteúdos

6.3. Seleção e construção de exercícios

6.4. Ensinar a jogar

7. Desenvolvimento das capacidades motoras no basquetebol

8. Técnica individual ofensiva

8.1. Drible

8.2. Passe

8.3. Lançamento

9. Técnica individual defensiva

9.1. Posição básica defensiva

9.2. Defesa do jogador com bola

9.3. Defesa do jogador sem bola

10. Tática individual ofensiva (1x1)

11. O jogo 3x3

12. Tática coletiva ofensiva

12.1. O contra-ataque

12.2. O ataque de posição (passe e corte)

13. Tática individual defensiva

13.1. Sobremarcação

14. Tática coletiva defensiva

14.1. Ajuda defensiva

14.2. Transição ataque-defesa

15. Direção de exercícios e do jogo

15.1. Selecionar o exercício

15.2. Construir o exercício

15.3. Gerir o exercício

 

 

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Teste teórico - 50%

Mini-teste teórico - 15%

Trabalho de grupo - 10%

Apresentação oral - 10%

Avaliação contínua - 15%