Disciplina: Inovação Digital
Área Científica:
Multimédia
HORAS CONTACTO:
30 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender o conceito de inovação digital e a sua aplicação na comunicação.
2 - Analisar ferramentas de inovação digital, como Realidade Aumentada e Inteligência Artificial, considerando vantagens e limitações.
3 - Desenvolver competências em design thinking para soluções em projetos de comunicação.
4 - Conceber e implementar estratégias de comunicação que integrem inovação digital.
Conteúdos / Programa:
1 - Definição e evolução da inovação digital.
2 - Tecnologias e tendências: análise de casos, benefícios e desafios.
3 - Design Thinking como estratégia para inovação digital.
4 - Ferramentas e estratégias para criar e desenvolver projetos de inovação digital.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Cross, N. , 2011 , Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work , Oxford: Berg.
Gekeler, M. , 2019 , A practical guide to design thinking , riedrich Ebert Stiftung
Delfanti, A.; Arvidsson, A. , 2019 , Introduction to Digital Media , Willey Blackwell
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O ensino combina aulas expositivas com a análise de casos reais e sessões práticas focadas na exploração de ferramentas e estratégias digitais. Esta abordagem integra teoria e prática, promovendo um ambiente de aprendizagem interativo. A avaliação inclui uma prova oral (50%), centrada na análise crítica de um caso real que utilize inovação digital, e um trabalho prático (50%), dedicado ao desenvolvimento e apresentação de uma solução com base em design thinking e ferramentas digitais.