Data de publicação: 07/03/2019

Ação de Formação: A Educação Física em tempos de mudança

Nos próximos dias 9 e 16 de março, irá decorrer na Universidade da Madeira (UMa) uma ação de formação sobre a "A Educação Física em tempos de mudança - Ferramentas Didáticas".

A formação acontece das 09h às 13h e das 14h30 às 18h30, na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus da Penteada, e destina-se a estudantes e profissionais da área de Educação Física, estando validada, pela Direção Regional de Educação (DRE), com 16 horas, para os professores dos grupos de recrutamento 160, 260 e 620, e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, com 3,2 créditos, para Treinadores de Desporto, Técnicos de Exercício Físico e Diretores Técnicos.

A ação é organizada pelo Departamento de Educação Física e Desporto da UMa, no âmbito Estágio Pedagógico do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, e tem como objetivo geral compreender a Escola num mundo em mudança e o papel da Educação Física e do desporto, equacionado metodologias e fornecendo ferramentas didáticas para uma intervenção contextualizada e personalizada de professores, treinadores e outros profissionais de desporto que lidam com crianças e jovens.

A ação tem uma natureza científico-pedagógica e está organizada em cinco conferências, quatro módulos e duas mesas redondas.

As conferências serão proferidas por Marco Gomes (DRE-SRE) “Autonomia e Flexibilidade Curricular: Oportunidades e Desafios”, Helder Lopes (UMa) “Educação Física nas Escolas da RAM - Compreender, Intervir, Transformar”, Pedro Telhado Pereira (UMa) “Experimentação em Educação - o contributo da Economia da Educação para a Reflexão”, Nuno Fraga (UMa) “O Tempo que o Tempo Tem nas Histórias de Vida em Investigação em Ciências da Educação” e Ricardo Alves (UMa) “Satisfação com a Vida e Educação Física: que relação?”.

Por sua vez, os módulos serão dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados. Os temas são variados e vão desde a “Aptidão Física, Função Cognitiva e Rendimento Escolar” à “Educação Inclusiva e Educação Física: do Debate à Reflexão”, passando pelas “Estratégias Pedagógicas no Ensino dos Jogos de Invasão na Aula de Educação Física”, até ao “Desenvolvimento das Competências Sociais e Pessoais em Educação Física".

As mesas-temáticas, com componentes teórico-práticas, irão incidir sobre “As Competências Essenciais e a Avaliação em Educação Física” e “Programas de Promoção da Atividade Física/FITescola”.

As inscrições deverão ser efetuadas online através do link. A frequência desta ação de formação tem um custo 7,5€ para o público externo à UMa e de 5€ para os estudantes da UMa que pretendam certificado.

Programa