Data de publicação: 16/11/2022

Celebrating Richard Thomas Lowe’s 220th birthday

O Grupo de Botânica da Madeira (Faculdade de Ciências da Vida, Universidade da Madeira) vai assinalar o 220º aniversário do nascimento de Richard Thomas Lowe, com a realização de um simpósio nos dias 02, 03 e 04 de dezembro.

O simpósio inicia-se no dia 2, com uma visita à Holy Trinity Church, no Funchal, e termina no dia 4, com a revisitação de algumas localidades onde R. T. Lowe realizou colheitas botânicas no século XIX. Inclui várias conferências com uma visão abrangente da história da ciência do século XIX até à visão moderna da botânica.

A sessão de abertura está marcada para as 09h00 do dia 3 de dezembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, e vai contar com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, e do Coordenador do Grupo de Botânica da Madeira, Miguel Sequeira.

A participação está limitada a 40 pessoas, sendo obrigatória a inscrição prévia, até 23 29 de novembro, aqui.

Richard Thomas Lowe (1802-1874) nasceu em Derbyshire, Inglaterra, e estudou na Universidade de Cambridge, tendo sido um homem de muitos talentos. Como clérigo, ganhou notoriedade por apoiar o Movimento de Oxford, causando assim um cisma temporário na Igreja Inglesa da Madeira. Lowe visitou a Madeira pela primeira vez em 1826, tendo residido na ilha durante várias décadas. Regressou diversas vezes, a última das quais culminou na sua morte, na sequência de um naufrágio. Enquanto naturalista reuniu diversas coleções notáveis, incluindo um impressionante herbário, tendo publicado mais de 60 artigos e livros sobre flora, peixes e moluscos da Madeira, Canárias e Cabo Verde. Enquanto botânico, é sobretudo conhecido por ter publicado a primeira Flora da Madeira, um projeto interrompido pela sua morte. Foi também um malacologista de renome e ictiologista marinho.

Em outubro de 2021, a Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira já tinha homenageado o vasto e importante legado natural deixado por Richard Thomas Lowe, dando o seu nome às novas instalações do Herbário.