Data de publicação: 26/05/2025

Conferência: Inteligência Humana vs. Inteligência Artificial: A Essência da Comunicação

A Universidade da Madeira, por meio da Faculdade de Artes e Humanidades e o Grémio Literário da Madeira promovem, em parceria, a conferência “Inteligência Humana vs. Inteligência Artificial: a Essência da Comunicação”, com a participação especial de Laurinda Alves, jornalista, autora e professora universitária, no dia 2 de junho de 2025, às 18h00, no Sala do Pátio I – Colégio dos Jesuítas - Universidade da Madeira.

Com um percurso notável no jornalismo e na área da comunicação, Laurinda Alves é autora de oito livros, autora e apresentadora de programas de televisão, cronista no jornal Público e, depois, no Observador. Na rádio Observador criou o programa “Imperdíveis” e atualmente faz entrevistas para o Podcast “Idade Maior”, na Rádio M80.

Professora de Comunicação, Liderança e Ética, primeiro na Universidade Católica e, desde 2011, na Nova School of Business and Economics, fundou e dirigiu a revista XIS, geriu e foi curadora do “Dialogue Cafe”, na Fundação Calouste Gulbenkian e, nos últimos anos, foi diretora executiva das Conferências do Estoril. Laurinda Alves sempre foi uma pessoa de causas sociais, é cofundadora da Academia do Johnson, voluntária em Cuidados Paliativos e na Associação Salvador.

Nesta conferência, Laurinda Alves convida o público a refletir sobre os desafios contemporâneos colocados pela inteligência artificial à comunicação humana. Numa era profundamente tecnológica, é urgente valorizar o papel da empatia, da compaixão e da compreensão interpessoal — capacidades que nenhuma máquina consegue replicar. A conferencista propõe um olhar crítico e construtivo sobre o modo como a tecnologia pode complementar, mas nunca substituir, a essência da comunicação humana.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia.