
Data de publicação: 20/05/2025
O ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas
O Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, vai acolher, esta sexta-feira, 23 de maio, às 14:30, a conferência “O ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas”.
A conferência, organizada com o apoio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), integra o ciclo de conferências “Comparativamente”, da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE-SEC) e será proferida pela Prof.ª Doutora Estela Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do formulário disponível em https://forms.gle/pQdirjLh1jECaFUN7. No ato de inscrição, os interessados deverão selecionar a modalidade de participação (presencial ou on-line, via zoom).
Com início em abril de 2025, o ciclo “Comparativamente” da SPCE-SEC reúne académicos, investigadores, professores e estudantes interessados nas dinâmicas da educação em contextos variados, nacionais e internacionais, regionais e locais. Cada sessão é uma oportunidade para discutir temas emergentes, locais e globais, refletindo sobre práticas educativas e pedagógicas, políticas públicas de educação e desafios e oportunidades para a educação nos diferentes países e regiões, com um olhar particular para Portugal. Assumindo uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, a iniciativa promove o diálogo e a partilha de conhecimento entre especialistas, reforçando o papel da Educação Comparada como um campo essencial na compreensão das complexidades e transformações educativas à escala mundial.
Atualmente, a Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação é coordenada pelo Prof. Doutor Nuno Fraga, docente da Faculdade de Ciências Sociais da UMa e responsável pela linha de investigação de Administração Educacional do CIE-UMa.
Data de publicação: 21/05/2025
O ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativasData de publicação: 20/05/2025
Conversa Aberta: Entre exposição e emoção: O que acontece quando a arte é comunicada de forma diferente?Data de publicação: 20/05/2025
UMa e ULPGC preparam práticas formativas para estudantes da Guiné Equatorial no âmbito do projeto HOST-EGData de publicação: 19/05/2025
Dia mundial da hipertensão arterial - Espaço Saúde +Data de publicação: 16/05/2025
Formação PTAG - UMa: A importância dos diversos quadros técnicos na inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior 2ªEdData de publicação: 16/05/2025
Formação Docentes UMa: Reconhecimento da Diversidade no Ensino Superior 2ªEdData de publicação: 16/05/2025
Workshop: Cria o teu Curriculum Vitae - destaca-te!Data de publicação: 15/05/2025
Data de publicação: 23/05/2023
Final Nacional do Poliempreende 2024Data de publicação: 02/09/2024
Decoração da Árvore de Natal Comunitária da UMa 2024Data de publicação: 29/11/2024
E-book "Corpos que Dançam"Data de publicação: 06/01/2022
Licenciaturas 2022/ 2023 - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior - 3ª FaseData de publicação: 19/07/2022
Candidaturas aos Mestrados 2025/2026Data de publicação: 24/04/2025
Matrículas 3.ª Fase CNAES 2021/2022Data de publicação: 29/10/2021
Concerto do Coro da Universidade da MadeiraData de publicação: 15/05/2025