Data de publicação: 12/05/2021
Seminário Desporto e Ciência 2021 - Videos já disponiveis
O Seminário contou com a participação de professores e investigadores quer da Universidade da Madeira, quer de outras instituições do ensino superior nacionais e internacionais. Durante dois dias, em 26 comunicações livres orais e 47 comunicações em poster foi apresentada a investigação desenvolvida pelo Departamento de Educação Física, versando áreas afins ao Desporto e à Atividade Física, como a da Saúde, da Otimização do Rendimento no Treino Desportivo, a Gestão, Lazer e Recreação, Psicologia e mudanças comportamentais, Turismo desportivo, Metodologias e abordagens de Ensino, entre tantos outros.
O Seminário Desporto e Ciência foi uma formação validada com 13h para efeitos de progressão na Carreira dos Docentes, e 2,6 Unidades de Crédito para a formação contínua de Treinadores, Técnicos de Exercício e Diretores.
O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, promove mais uma edição do Seminário Desporto e Ciência 2021, nos dias 20 e 21 de maio.
À semelhança da edição anterior, também esta irá decorrer num formato online, via plataforma zoom, das 14h30 às 18h30, no dia 20 de maio, e das 09h às 19h30, no dia 21 de maio.
O seminário pretende reunir profissionais e estudantes, da Universidade da Madeira e de outras instituições do ensino superior nacionais e internacionais, com o intuito de partilhar o conhecimento científico, na área das ciências do desporto e de responder a questões relevantes e problemáticas relacionadas com o Ensino da educação Física, nas escolas, com a Gestão do Desporto, com a Metodologia do treino Desportivo ou com a Saúde e Prescrição do Exercício. Pretende ainda dar um contributo formativo aos estudantes e profissionais ligados à Educação Física e desporto ou de outras áreas afins.
Durante este evento, os participantes terão a oportunidade de analisar a atividade física infantil e o papel da educação física em tempos de pandemia; os contributos didáticos do voleibol, do atletismo, do Karaté e da dança no ensino; e o desporto na vertente saúde e performance desportiva. Os participantes vão poder também aprofundar conhecimentos no que concerne ao processo de conceção e desenvolvimento de atividades de turismo de natureza e obter uma maior compreensão dos diferentes métodos de investigação utilizados nas ciências do desporto e da relação existente entre a motivação e a atividade física. Os participantes vão poder ainda identificar os contributos dos voluntários na organização de eventos desportivos internacionais e verificar o efeito das aulas de educação física na aptidão física dos alunos.
Esta ação está validada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em 13 horas, para os professores dos grupos de recrutamento 160, 260 e 620, e acreditada em 2.6 unidades de crédito, para Treinadores de Desporto, Técnicos de Exercício Físico e Diretores Técnicos.
A participação requer inscrição prévia, até ao dia 20 de maio (12h00).
INSCRIÇÃO | PROGRAMA
Data de publicação: 05/02/2026
Retórica e Comunicação. Estudos Interdisciplinares em Humanidades - Chamada de trabalhosData de publicação: 02/02/2026
Assinatura de Protocolo de cooperação entre a Universidade da Madeira e o Eurodeputado Paulo do Nascimento CabralData de publicação: 27/01/2026
Matemática Básica 2026Data de publicação: 27/01/2026
Cerimónia da Lamparina 2025-2026Data de publicação: 26/01/2026
X Simpósio da Escola Superior de Saúde da UMa - Promoção de Comportamentos Saudáveis nos JovensData de publicação: 26/01/2026
Abertura do Concurso para Bolsas de Incentivo ao Acesso ao Ensino Superior – FOSTEAM@SOUTHData de publicação: 22/01/2026
Conferência Internacional: Football is Medicine 2026Data de publicação: 21/01/2026
Data de publicação: 01/02/2024
Seminário: PLE e mercado de trabalho: um caso de estudo na AndaluziaData de publicação: 26/10/2021
Investigadores da UMa e da UAlg premiados em conferência internacionalData de publicação: 02/12/2020
Evocações - Palavrando sobre Literatura - António AragãoData de publicação: 17/09/2021
Workshop: Estratégias para combater a PROCRASTINAÇÃOData de publicação: 26/03/2025
Comboio Ensino Superior - 2.ª EdiçãoData de publicação: 28/05/2021
VIII Simpósio Consigo + SaúdeData de publicação: 02/02/2024
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024