Data de publicação: 20/01/2023

Winter School @CQM - NMR Hands on Course

A segunda edição da Escola de Inverno do Centro de Química da Madeira (CQM) realiza-se entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2023, nas instalações da Universidade da Madeira, no Campus da Penteada.

O conteúdo programático desta edição irá incidir essencialmente sobre a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de líquidos, com uma primeira introdução teórica, seguida de uma abordagem ao funcionamento do RMN e, finalmente, ao processamento e difusão de dados aplicados a macromoléculas à escala nano.

A iniciativa, que decorre apenas na parte da manhã nas instalações do CQM, das 09h30 às 12h30, será ministrada por István Bányai, Professor visitante no CQM, no âmbito do Programa Erasmus+, e Docente no Departamento de Físico-Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Debrecen (Hungria). As suas atividades científicas estão focadas na estrutura e dinâmica de complexos de metais de terra raros, dinâmica de RMN em complexos de metais e sistemas coloidais, síntese e caracterização de macromoléculas nanométricas e seus complexos metálicos e RMN de baixo campo para materiais porosos. Durante o seu percurso académico fez investigação nos Estados Unidos e na Alemanha, publicou mais de 95 artigos e tem, segundo o Google Scholar mais de 2400 citações.

Tratando-se de uma edição com uma forte componente prática, a participação é limitada a 10 inscrições, as quais deverão ser efetuadas até ao dia 30 de janeiro através do website do Centro https://cqm.uma.pt, e restrita a estudantes de mestrado e de doutoramento do Departamento de Química da UMa, e a membros séniores do CQM.

Recorde-se que a primeira edição da Escola de Inverno realizou-se em dezembro de 2022 e foi dedicada ao desenvolvimento de novos medicamentos.