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Psicopatologia - Psicologia - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 3 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: PSI
Nível: Licenciatura

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 80.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Dora Isabel Fialho Pereira
Dora Isabel Fialho Pereira


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Pretende-se que no final desta unidade curricular, os alunos sejam capazes de:

1. Compreender a psicopatologia como um processo que deve estar sustentado nas evidências da investigação que se faz na área, e deve assentar em modelos teóricos bem estruturados;

2. Saber quais são os principais paradigmas da psicopatologia;

3. Compreender a psicopatologia numa perspetiva desenvolvimentista.

4. Conhecer os principais sistemas de classificação de saúde mental;

5. Dominar e utilizar a linguagem técnica relativa aos conceitos associados à Psicopatologia;

6. Identificar e diferenciar os principais sinais e sintomas dos principais quadros nosográficos;

7. Identificar e compreender casos que necessitem de intervenção psicológica.

Critérios de avaliação

 

Cada elemento de avaliação tem uma ponderação de 50% para a nota final, sendo necessário alcançar uma nota mínima de 10 em cada componente:

  1. Trabalhos práticos (50%) (não recuperáveis em época de recurso):

    1. Trabalho de grupo (20%): o trabalho será realizado a partir de entrevistas realizadas em visitas a instituições ligadas ao acompanhamento de casos clínicos nos quais se manifeste o quadro clínico escolhido e deverão incidir sobre a caracterização de um caso (sem incluir nenhum elemento que possa identificar o mesmo, podendo inclusive ser um caso fictício que o profissional entrevistado considere ser apropriado para ilustrar o quadro em causa) em termos psicopatológicos, identificação de fatores de risco e precipitantes, evolução observada e aspetos específicos que lhe estejam associados em termos das implicações a nível individual, familiar, profissional e social ao longo da vida do indivíduo e da intervenção. 

      1. Formatos de apresentação e ponderação para a nota final:

        • Apresentação escrita (máximo 10 pgs, incluindo referências bibliográficas - formato APA-, excluindo capa e índice, fonte arial, tamanho 12, margens de 2,5cm, formato pdf), que deverá incluir a caracterização do caso clínico (com os pontos referidos acima), a justificação do seu enquadramento numa categoria nosológica à luz de um sistema de diagnóstico atual, o enquadramento teórico destes aspetos num  modelo compreensivo específico do quadro clínico estudado e uma reflexão crítica acerca da pertinência da intervenção psicológica no tipo de quadro abordado. ? 10%

        • Apresentação oral (30 minutos) - que deverá incidir sobre os mesmos pontos incluídos na apresentação escrita (10 minutos) - e discussão de questões propostas pelo grupo e decorrentes da realização do trabalho e colocadas pelos colegas e docente (20 minutos). ? 10%

           

      2. Data de apresentação escrita: até 16.12.2017

      3. Data da apresentação oral : na aula de 2h dedicada ao quadro clínico em causa

         

    2. Trabalho individual (30%): o trabalho consistirá numa reflexão crítica e fundamentada sobre um constructo semiológico associado à compreensão de quadros psicopatológicos específicos, com base na evidência científica atual.

      1. Formato de apresentação: apresentação escrita (máximo 15pgs, incluindo referências bibliográficas), que deverá incluir a caracterização do constructo a explicitação do seu contributo para a compreensibilidade de  diferentes quadros clínicos.

      2. Data da apresentação escrita: até 03.12.2017

         

         

  2. Avaliação escrita individual assente em questões de desenvolvimento e reflexão crítica (50%)

  • Data de avaliação: 5 de Janeiro de 2018

    Data da avaliação de recurso: a definir

 

  Para informações mais detalhadas sobre a realização dos trabalhos deverá consutar o ficheiro "Orientações para a realização dos trabalhos práticos".

Programa resumido (ver programa detalhado)

1. Dfinição de psicopatologia: a psicopatologia como um processo de compreensão

2. Normal e patológico: conceito de norma, perturbação psíquica e conceitos de doença mental

3. Métodos e modelos teóricos e de diagnóstico em psicopatologia

4. Semiologia e sistemas de classificação e diagnóstico em psicopatologia e instrumentos de classificação e diagnóstico: ICD-10, DSM-IV-R e DSM V

5. Principais quadros nosográficos

6. Reflexões de casos clínicos

7. Novos desenvolvimentos em psicopatologia

 

 

Bibliografia Principal

Associação Psiquiátrica Americana(2013). DSM-V Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Washington: Autor
Barlow, D.(2014). Clinical Handbook of Psychological Disorders. New York: Guilford Press.
Bergeret, J.(2004). Psicologia patológica: Teoria e Clínica. Lisboa:Climepsi
Castonguay, L., Oltmanns, T.(Ed.)(2013). Psychopathology: From Science to Clinical Practice.New York:Guilford Press
Kring, A. & Johnson, S. (2014). Abnormal psychology. New York: Wiley
Lewis, M. & Rudolph, K. (2014) (Eds). Handbook of developmental psychopathology. New York:Springer
Maddux, J.&Winstead, B. (2012). Psychopathology: Foundations for a Contemporary Understanding. New York: Routledge
Oltmanns, T. Martin, M., Neale, J.&Davison, G. (2012). Case studies in abnormal psychology. Hoboken:Wiley
Scharfetter, C. (2005). Introdução a psicopatologia geral. Lisboa:Climepsi
Stricker, G. &Widiger, T. (Eds.) (2003). Clinical Psychology (vol. 8).In I.B. Weiner (Ed.), Handbook of Psychology. Hoboken:Wiley

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Dalgalarrondo, P. (2009). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed Editora.

Atendimento

Horário de atendimento: 3ªf das 11h30 às 12h30 (gabinete 1.45 - piso 1)

Email da docente: dora.pereira@staff.uma.pt

 

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