Menu

História da Educação - Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 1 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: EDU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 60.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial: 3.00

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

João Nelson Veríssimo
João Nelson Veríssimo


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Orientação tutorial

Course Information

Course Objectivs

  • Compreender o desenvolvimento da educação ao longo dos tempos, relacionando-o com a conjuntura política, económica e sociocultural.
  • Analisar realidades escolares e educativas, desde a Antiguidade Clássica até ao início do século XX.
  • Refletir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.
  • Promover a memória educativa e a construção de identidades.
  • Desenvolver uma consciência crítica que ajude a prática da cidadania ativa.

Evaluation Criteria

I.

Comentários e sínteses individuais apresentados oralmente ou por escrito: 20%.

2 Frequências: 2x40%: 1.ª - 9-11-2017; 2.ª - 5-01-2018.

Assiduidade: 75% das aulas.

Nota mínima para admissão ao exame de recurso: 8 (oito).

Na época de recurso, o exame permite a recuperação da nota das frequências e engloba toda a matéria do programa.

 

II.

Para os alunos que não tenham uma assiduidade de 75%:

2 Frequências: 2x40%: 1.ª - 9-11-2017; 2.ª - 5-01-2018.

+ 1 comentário escrito de um documento entregue pelo professor com uma antecedência de 2 semanas (20%).

Nota mínima para admissão ao exame de recurso: 8 (oito).

Na época de recurso, o exame permite a recuperação da nota das frequências e engloba toda a matéria do programa.

Program Resume (get program detail)

1.   História da Educação: objeto, fontes e métodos

2.   Paideia

3.   Humanitas

4.   Cristianismo e Educação na Idade Média

5.   Humanismo e Educação

6.   A Reforma e a Educação

7.   Catequizar e instruir

8.   O nascimento da Escola Moderna

9.   As Luzes e a Educação

10.    As Reformas Liberais

10.1. Promoção da Instrução Pública

10.2. Educação da Mulher

10.3. O Liceu e a Escola Industrial

11.    Reação contra a escola tradicional: a Escola Nova

Main Bibliography

I

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda (2006). História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3.ª ed. São Paulo: Moderna.

BOWEN, James (1992). Historia de la Educación Occidental. Barcelona: Herder. 3 tomos.

CAPITÁN DIAZ, Alfonso (1984). Historia del pensamiento pedagógico en Europa (desde sus orígenes al precientifismo pedagógico de J. F. Herbart). Madrid: Editorial Dykinson.

CARVALHO, Rómulo de (2001). História do Ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. 3.ª ed. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.

GAMBI, Franco (1999). História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.

GILES, Thomas Ransom (1987). História da Educação. S. Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.

LUZURIAGA, Lorenzo (1971). História da Educação e da Pedagogia. 5.ª ed., S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.

MIALARET, Gaston e VIAL, Jean, dir (s.d.; c. 1984). História Mundial da Educação. Porto: Rés, 4 vols.

NEGRIN FAJARDO, Olegario; VERGARA CIORDIA, Javier (2011). Historia de la Educación. 1.ª reimp. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces.

NUNES, Ruy Afonso da Costa (1979). História da Educação na Idade Média. São Paulo: Universidade de São Paulo.

NUNES, Ruy Afonso da Costa (1980). História da Educação no Renascimento. São Paulo: Universidade de São Paulo.

REDONDO GARCÍA, Emilio, dir. (2010). Introducción a la Historia de la Educación. 4.ª imp. Barcelona: Editorial Ariel.

TEIXEIRA, Evilázio Francisco Borges (1999). A Educação do Homem segundo Platão. S. Paulo: Paulus.

Other Biographical Sources / Support Documents

II

 

ROSA, Maria da Glória de (1993). A História da Educação através dos textos. São Paulo: Cultrix.

VERÍSSIMO, Nelson (2013). História da Educação: textos de apoio. Funchal.

 

III

 

ADÃO, Áurea (1982). A criação e instalação dos primeiros liceus portugueses: organização administrativa e pedagógica (1836-1860): contribuição monográfica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Gulbenkian de Ciência.

ALVES, Luís Alberto Marques (2001). O arranque do ensino industrial na 2.ª metade do séc. XIX. In: RAMOS, Luís A. de Oliveira; RIBEIRO, Jorge Martins; POLÓNIA, Amélia. Estudos em homenagem a João Francisco Marques. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. vol. I, p. 95-111. Disponível em:

http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2826.pdf

CANDEIAS, António (1994). Educar de outra forma: a Escola Oficina n.º 1 de Lisboa, 1905-1930. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional.

 CANDEIAS, António; NÓVOA, António; FIGUEIRA, Manuel Henrique (1995). Sobre a Educação Nova: cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941). Lisboa: Educa.

CAULY, Oliver (1999). Comenius: o pai da pedagogia moderna. Lisboa: Inst. Piaget.

FERNANDES, Rogério (1994). Os caminhos do ABC: Sociedade Portuguesa e Ensino das Primeiras Letras: do Pombalismo a 1820. Porto: Porto Editora.

GOMES, Joaquim Ferreira (1995). Para a História da Educação em Portugal: seis estudos. Porto: Porto Editora.

JAEGER, Werner (s. d.). Paideia: a formação do homem grego. Lisboa: Ed. Aster.

MAGALHÃES, Justino (2010). Da cadeira ao banco: Escola e modernização (séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa.

NÓVOA, António (1987).  Le Temps des Professeurs : analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIIIe-XXe siècle). Lisboa : Instituto Nacional de Investigação Científica, 2 vols.

NÓVOA, António (2005). Evidentemente: histórias da educação. Porto: ASA.

Ó, Jorge Ramos do (2003). O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX ? meados do século XX). Lisboa: Educa.

VAQUINHAS, Irene (2005). Nem gatas borralheiras, nem bonecas de luxo: as mulheres portuguesas sob o olhar da História (séculos XIX-XX). Lisboa: Livros Horizonte.

Student Support

Associated Links

Comments

Forum

Connect to Forum História da EducaçãoLink Externo