Menu

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia - Sem Ramos - Especialidades 2007/08
Aspetos Humanos da Tecnologia - Sem Ramos - Especialidades 2011/12

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1. Enquadrar o desenvolvimento da psicologia cognitiva no contexto da psicologia como ciência.

2. Explicar a relevância das diferentes dimensões da psicologia cognitiva no desenvolvimento humano:

- Pensamento e Cognição

- Atenção/Percepção/Concentração

- Memória/Processamento da Informação

- Linguagem, Cognição e a teoria da Mente

3. Articular uma visão teórica com experiências cognitivas práticasà luz dos contributos conceptuais analisados nas aulas teóricas.

4. Adquirir e exercitar competências de pesquisa regular das investigações maisrelevantes a nível nacional e a nível internacional, no âmbito da psicologia cognitiva.

Critérios de avaliação

1) Apresentação de um Poster acerca das experiências cognitivas reconstruídas e aplicadas a grupos de sujeitos
8 Grupos = 14 experiências = 2 experiências por grupo

2) Exposição escrita da revisão narrativa acerca das experiências realizadas

  • Componente teórica vale 50% :
    • Teste teórico
    • Exame de Recurso (Época complementar, para os alunos cuja média final das 2 componentes é negativa e para aqueles que obtenham classificação = ou inferior a 8 valores na prova teórica)
    • Exame Época Especial (casos determinados no Reg. Avaliação UMa)
  • Componente prática vale 50%

As aulas são de frequência obrigatória (75% são obrigatórias presenciais).

Programa resumido (ver programa detalhado)

 A História da Psicologia Cognitiva

- Os behavioristas e os cognitivistas

- A psicologia como ciência cognitiva

Dimensões básicas da psicologia cognitiva

- Pensamento e Cognição

- Atenção/Percepção/Concentração

- Memória/Processamento da Informação

- Linguagem e a Cognição

Bibliografia Principal

Albuquerque, E.,P.,V.,B., (2001). Memória Implícita e Processamento do Sublimiar à formação de imagens. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Botella, J. & Gambara, H. (2006). Doing and reporting a meta-analysis. International Journal of Clinical and Health Psychology, Vol. 6, nº 2, pp.425-440.

Caldeira, P. Z. & Ferreira, A. (2007). Psicologia Cognitiva: Um Laboratório Simples. Lisboa: Climepsi Editores.

Costermans, J. (2001). As actividades cognitivas. Coimbra: Quarteto Editora.

Damásio, A. (1995). O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa-América.

Engelmann, A. (2002). A Psicologia da Gestalt e a Ciência Empírica Contemporânea. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 18 n. 1, 001-016

Kaplan, L. & koval, R. (2008). The power of nice. Alfragide: Lua de Papel.  

Lorayne. H. (1986). Como ter uma memória superpoderosa. Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Serviços de Imprensa, S.A

Miller, G. A. (2003). The cognitive revolution: a historical perspective. TRENDS in Cognitive Sciences. Vol. 7, nº 3.

Moray, N. (1969). Attention. London: Hutchinson Educational.

Neisser, U. (1967). Cognitive Psychology. New York: Appleton-Century-Crofts.

Nierenberg, G. I. (2005). Como observar as pessoas. Lisboa: Edição Livros do Brasil.

Reyes, M. J. A. (2007). A inutilidade do sofrimento. Póvoa de Santo Adrião: A esfera dos livros.

Ruiz, A. (1992). La terapia cognitiva procesal sistemica de Vittorio Guidano. Aspectos teoricos y clinicos. Integración en Psicoterapia. Ed: R. Opazo, Santiago de Chile.

Schwartz, D. J. (2005). A mágica de pensar grande. Rio de Janeiro: Editora Record.

Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia Educacional. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill.

Sternberg, R. (1996). Cognitive psychology. New York: Holt Rinehart and Winston.

Treisman, A. M. (1969). Strategies and Models of Selective Attention, Psychological. Review, 76, 282-299.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

* Cognitive Psychology

* Cognition

* Cognition & Emotion

* Cognitive Development

* Cognitive Neuropsychology

* Cognitive Psychology

* Cognitive Science

*European Journal of Cognitive Psychology

*Journal of Cognitive Neuroscience

* Cognitive and behavioral Practice

* Cognitive Therapy and Research

* Cognitive and Instruction

* Applied Cognitive Psychology

* Language and Cognitive Processes

* Memory and Cognition

* Trends in Cognitive Sciences

*Journal of Culture and Cognition

*Applied Cognitive Psychology

*Journal of Cognition and Development

Atendimento

Links associados

http://www3.uma.pt/lsoares/LuisaSoares/Home.html

Observações

Ensino

Cursos - FAQs