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Aprofundamentos em Psicologia da Educação I - Psicologia da Educação - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2013/14
Área Científica: PSI
Nível: Avançado

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 36.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário: 18.00
Estágio:
Orientação tutorial: 2.00

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia da Educação - Sem Ramos - Especialidades 2013/14

Corpo Docente

Maria da Glória Salazar D`eça Costa Franco
Maria da Glória Salazar D`eça Costa Franco


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Seminários

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

  • Ser capaz de refletir criticamente sobre os diferentes domínios de actuação da Psicologia da Educação;
  • Dominar os principais modelos teóricos da psicologia educacional que permitem justificar uma prática responsável;
  • Ser capaz de investigar em diferentes áreas temáticas da psicologia da educação;
  • Conhecer as principais teorias explicativas sobre a inteligência e saber reflectir criticamente sobre elas;
  • Conhecer os diferentes programas que promovam os diferentes tipos de inteligência;
  • Reconhecer os principais mecanismo de processamento da informação emocional;
  • Saber explicar o papel das emoções na aprendizagem;
  • Conhecer os processos de auto-regulação da aprendizagem
  • Elaborar um esquema conceptual que articule os processos de instrução e os processos de auto-regulação da aprendizagem;
  • Conhecer as questões fundamentais que se colocam na avaliação e intervenção das dificuldades de aprendizagema
  • Ser capaz de planear atividades de intervenção nos diferentes contextos da Psicologia da Educação.

Critérios de avaliação

1.Parâmetros de Avaliação:
1) Recensões críticas (35%) , dia 5 de novembro de 2014;
2) Apresentação das sessões temáticas (30%) dia 5 de novembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015;
3) Teste escrito (35%) dia 10 de dezembro 2014

 

2.Para a aprovação à disciplina tem que se ter nota positiva a todos os parâmetros de avaliação;
3.A apresentação de sessões temáticas não é recuperável.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Barros de Oliveira, J. H. (2005). Psicologia da Educação (vol. I e II). Porto: Livpsic-Psicologia.

Coll, C., Marchesi, A., & Palacios, J. (Coords) (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação Escolar (2ª ed., Vol. 2.). Porto Alegre: ArtMed.

Deary, I. J. (2012). Intelligence. Annual Review of Psychology, 63, 453-482.

Fletcher, J. M., Lyon, G. R., Fuchs, L. S., & Barnes, M. A. (2007). Learning Disabilities: From identification to intervention. New York: Guilford Press.

Lopes, J. A. (2010). Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: A sofisticada arquitectura de um equívoco. Braga: Psiquilíbrios.

Mayer,J.D.,Roberts,R.D.& Barsade, S.G. (2008). Human Abilities: Emotional Intelligence. Annual Review of Psychology, 59, 507-536.

Rosário, P., Núñez, J. C., & González-Pienda, J. A. (2007a). Auto-regulação em crianças sub-10: Projecto Sarilhos do Amarelo. Porto: Porto Editora.

Santrock, J. W. (2004). Educational Psychology. Classroom update. Preparing for Praxis and Practice. Boston: McGraw-Hill.

Seligman, D. (1994). A question of intelligence: The IQ debate in America. New York: Citadel Press Book.

Sternberg, R. & Detterman (1993). What is intelligence?:Contemporary viewpoints on its nature and definition. New Jersey: Ablex Publishing Corporation.

Zimmerman, B.J., y Schunk, D. (Eds.) (2011). Handbook of self-regulation of learning and performance. London, New York: Routledge.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

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