Menu

História e Epistemologia da Psicologia - Psicologia - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: PSI
Nível: Licenciatura

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 80.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Dora Isabel Fialho Pereira
Dora Isabel Fialho Pereira


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação teórico-prática em Epistemologia e História da Psicologia, procurando mais especificamente:

1. Definir Epistemologia e apresentar conceitos, métodos e perspetivas epistemológicas importantes em ciência e em Psicologia;

2. Definir a Psicologia como ciência, descrevendo o seu objeto, métodos e domínios científicos;

3. Dar a conhecer as origens da Psicologia e a sua história e evolução como ciência;

4. Focar conteúdos éticos e deontológicos em Psicologia, nomeadamente os princípios éticos e o código deontológico português;

5. Apresentar e caracterizar os principais sistemas/escolas da Psicologia;

6. Desenvolver competências de pesquisa, revisão e leitura científicas na área da Psicologia;

7. Desenvolver uma visão integradora e reflexiva sobre a Psicologia.

Critérios de avaliação

As metodologias de ensino incluem (i) a exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente, com recurso a meios audiovisuais, (ii) a realização de atividades de aplicação, integração e reflexão dos conteúdos (e.g., debates, dinâmicas, exercícios), (iii) a participação dos alunos nessas atividades, (iv) o trabalho autónomo dos alunos (e.g., pesquisa, revisão e leitura bibliográfica quer a partir da literatura proposta, quer da informação recolhida de forma autónoma em bases de dados científicas), (v) a realização de dois trabalho de grupo, e (vi) a orientação dos alunos.

A avaliação inclui os seguintes elementos de avaliação, com as respetivas ponderações no cálculo da nota final:

- 1 teste (50% da nota final) a realizar no dia 05 de janeiro;

- 2 trabalhos de grupo (trabalho I: 20% da nota - apresentações a realizar entre os dias 10/10 e 17/11; trabalho II: 30% - apresentações a realizar nos dias 12 e 15/12).

Programa resumido (ver programa detalhado)

1. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO-CIENTÍFICO DA PSICOLOGIA

2. SISTEMAS HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA

3. PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

Bibliografia Principal

1. Bachelard, G. (1984). A epistemologia. Lisboa: Edições 70.

2. Bachelard, G. (2003). A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto.

3. Borges, I. (1985). História da Psicologia em Portugal (V). Jornal de Psicologia, 4 (1), 18-21.

4. Gleitman, H. (2011). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

5. Hergenhahn, B. R. & Henley, T. B. (2014). An Introduction to the History of Psychology. Belmont, CA, USA: Wadsworth Cengage Learning.

6. Jesuíno, J. C. (1994). Psicologia. Lisboa: Difusão Cultural. 

7. Kuhn, T. S. (2001). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

8. Lagache, D. (1988). A unidade da Psicologia. Lisboa: Edições 70.

9. Marx, M. H., & Hillix, W. A. (1997). Sistemas e teorias em Psicologia. São Paulo: Cultrix.

10. Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2011). Código Deontológico. Lisboa: OPP.

11. Popper, K. (1997). O realismo e o objectivo da ciência. Lisboa: D. Quixote.

12. Ricou, M. (2014). A ética e a deontologia no exercício da Psicologia. Lisboa: OPP.

13. Schultz, D., & Schultz, S. E. (2007). História da Psicologia moderna. São Paulo: Thomson.

14. Sousa Santos, B. (2002). Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Horário de atendimento da docente: 3ªf das 12 às 13h, na sala 1.45 (piso 1) após agendamento

Email: dora.pereira@staff.uma.pt

Links associados

Observações

Fórum